O ENCONTRO DOS RIOS: ANÁLISES SOBRE CERÂMICA E ARTE POPULAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092518182017106

Palabras clave:

cerâmica , arte popular , associação de cerâmica comunitária , Nossa Senhora de Fátima

Resumen

A arte popular brasileira tem raízes multiculturais e se apresenta como objeto de investigação tanto para campo das artes, como para campo da antropologia. Embora as abordagens sejam diferentes, as análises de ambas as áreas demonstram que a arte popular brasileira conflui e entrelaça uma grande diversidade de questões, as quais frequentemente terminam por ser diminuídas frente às discussões levantadas pela Grande Arte ocidental. Este artigo pretende pensar sobre algumas dessas questões a partir da observação de um grupo de ceramistas que produzem suas peças organizados em uma associação localizada no oeste baiano.

Descargas

Biografía del autor/a

Mariana de Araujo Alves da Silva, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

Licenciada em Artes Visuais pelo IA/UNESP, atualmente é Mestranda no PPGArtes da mesma universidade. Tem desenvolvido pesquisas no encontro das áreas de arte, educação e cerâmica. Participa do Grupo de Pesquisa Panorama da Cerâmica Latino-Americana - tradicional e contemporânea - IA/UNESP/Cnpq desde 2016.

Citas

ARENDT, Hannah. Entreopassadoeofuturo. São Paulo: Perspectiva, 1968. (Debates).

COIMBRA, Silvia Rodrigues. Oreinado dalua: escultores populares do Nordeste. 4. ed. Recife: Caleidoscópio, 2010.

COSTA, Carla Cristina Coêlho da. A Cerâmica da Barra: processos de manufatura, decoração e queima. Revista Ohun, Salvador, vol. 3, n. 3, p. 1-36, set. 2007.

DALGLISH, Lalada. Noivas da seca: cerâmica popular do Vale do Jequitinhonha. São Paulo: Editora Unesp, 2008.

FERNANDES NETO, Otoniel. Ilustrações da Barra. Brasília: Editora Do Autor, 2013. FEYERABEND, Paul. Contra o método. São Paulo: Editora Unesp, 2007.

ÍNDIOS no Brasil. Direção de Vincent Carelli. Produção de Vídeo nas Aldeias. Realização de TVEscola-2000. Roteiro: Henri Gervaiseau, Tutu Nunes e Vincent Carelli. Música: Antônio Nóbrega e Wilson Freire. [s.i]: Vídeo nas Aldeias, 2000. (177 min.), son., color. Parceria com o Ministério da Educação. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QQA9wuGgZjI&t=1687s. Acesso em: 26 nov. 2017.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.

LÉVI-STRAUSS, Claude. A oleira ciumenta. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

LIMA, Ricardo Gomes. Louça de perfeição: a cerâmica baiana do Município da Barra. Rio de Janeiro: Funarte/CFCP, 1996. (Sala do Artista Popular, 67). Catálogo da exposição.

MATHIAS, Ronaldo. Antropologia e arte. São Paulo: Editora Claridade, 2014. (Coleção Saber de tudo).

PEREIRA, Carlos José da Costa. Acerâmica popularda Bahia. Salvador: Universidade da Bahia, 1957.

SANTOS NETA, Leonor Pereira dos. Entrevista concedida a Mariana de Araujo Alves da Silva. 5 de julho de 2017. Barra. Registro em áudio. Associação Comunitária de Cerâmica Nossa Senhora de Fátima.

STEINBERG, Leo. Outros critérios. In: STEINBERG, Leo. Outros critérios: confrontos com aarte do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2008. p. 79-125.

UNGER, Edyla Mangabeira. O sertão do Velho Chico. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2012. Tradução: Marcela Coelho de Souza e Alexandre Morales.

Publicado

2018-05-14

Cómo citar

SILVA, Mariana de Araujo Alves da. O ENCONTRO DOS RIOS: ANÁLISES SOBRE CERÂMICA E ARTE POPULAR. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 106–121, 2018. DOI: 10.5965/2358092518182017106. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/10334. Acesso em: 22 jun. 2025.