O ENCONTRO DOS RIOS: ANÁLISES SOBRE CERÂMICA E ARTE POPULAR
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092518182017106Keywords:
cerâmica , arte popular , associação de cerâmica comunitária , Nossa Senhora de FátimaAbstract
A arte popular brasileira tem raízes multiculturais e se apresenta como objeto de investigação tanto para campo das artes, como para campo da antropologia. Embora as abordagens sejam diferentes, as análises de ambas as áreas demonstram que a arte popular brasileira conflui e entrelaça uma grande diversidade de questões, as quais frequentemente terminam por ser diminuídas frente às discussões levantadas pela Grande Arte ocidental. Este artigo pretende pensar sobre algumas dessas questões a partir da observação de um grupo de ceramistas que produzem suas peças organizados em uma associação localizada no oeste baiano.Downloads
References
ARENDT, Hannah. Entreopassadoeofuturo. São Paulo: Perspectiva, 1968. (Debates).
COIMBRA, Silvia Rodrigues. Oreinado dalua: escultores populares do Nordeste. 4. ed. Recife: Caleidoscópio, 2010.
COSTA, Carla Cristina Coêlho da. A Cerâmica da Barra: processos de manufatura, decoração e queima. Revista Ohun, Salvador, vol. 3, n. 3, p. 1-36, set. 2007.
DALGLISH, Lalada. Noivas da seca: cerâmica popular do Vale do Jequitinhonha. São Paulo: Editora Unesp, 2008.
FERNANDES NETO, Otoniel. Ilustrações da Barra. Brasília: Editora Do Autor, 2013. FEYERABEND, Paul. Contra o método. São Paulo: Editora Unesp, 2007.
ÍNDIOS no Brasil. Direção de Vincent Carelli. Produção de Vídeo nas Aldeias. Realização de TVEscola-2000. Roteiro: Henri Gervaiseau, Tutu Nunes e Vincent Carelli. Música: Antônio Nóbrega e Wilson Freire. [s.i]: Vídeo nas Aldeias, 2000. (177 min.), son., color. Parceria com o Ministério da Educação. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QQA9wuGgZjI&t=1687s. Acesso em: 26 nov. 2017.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.
LÉVI-STRAUSS, Claude. A oleira ciumenta. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
LIMA, Ricardo Gomes. Louça de perfeição: a cerâmica baiana do Município da Barra. Rio de Janeiro: Funarte/CFCP, 1996. (Sala do Artista Popular, 67). Catálogo da exposição.
MATHIAS, Ronaldo. Antropologia e arte. São Paulo: Editora Claridade, 2014. (Coleção Saber de tudo).
PEREIRA, Carlos José da Costa. Acerâmica popularda Bahia. Salvador: Universidade da Bahia, 1957.
SANTOS NETA, Leonor Pereira dos. Entrevista concedida a Mariana de Araujo Alves da Silva. 5 de julho de 2017. Barra. Registro em áudio. Associação Comunitária de Cerâmica Nossa Senhora de Fátima.
STEINBERG, Leo. Outros critérios. In: STEINBERG, Leo. Outros critérios: confrontos com aarte do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2008. p. 79-125.
UNGER, Edyla Mangabeira. O sertão do Velho Chico. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2012. Tradução: Marcela Coelho de Souza e Alexandre Morales.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.