Implicações e desdobramentos de uma direção compartilhada

apontamentos a partir de um processo de criação em modo colaborativo conduzido por três encenadoras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092525252021210

Keywords:

Staging, Collaborative Process, Postdramatic theatre

Abstract

Among the many possibilities opened by the way of organizing artists in a collaborative creative process, there is the challenge of developing a staging sharing the director's role. The present work proposes to analyze a creative exercise developed in curricular components in a university context, problematizing crossings observed in a collaborative process directed by three directors. Faced with a shared staging, considerations about the director's actions are presented, highlighting the implications and possibilities that the shared function can reveal. As a theoretical apparatus, there is an approach to the studies of Fagundes (2009, 2016) and Fischer (2003), among other authors, to deepen the relations on poetic, ethical and political aspects of the director's work.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elisabete de Paula de Lemos Neris, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora de Teatro. Encenadora, atriz e fotógrafa.

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professora do Departamento de Artes Cências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Coordenadora do Programa de EXtensão Práticas cênicas, escola e acessibildiade. Artista da cena.

References

ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo como modo de criação. Revista Olhares, São Paulo, n.01, p. 48-51, 2009. Disponível em: https://www.olharesceliahelena.com.br/index.php/olhares/article/view/8. Acesso em: 09 abr. 2021.

ARY, Rafael. SANTANA, Mario. Da criação coletiva ao processo colaborativo. Pitágoras 500, São Paulo, vol. 9, p. 23-42, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8647190. Acesso em: 09 abr. 2021.

BERSELLI, Marcia; BRESSAN, Vanessa C.; TIEPPO, Juliana G.; SOLDERA, Natália P. Processo colaborativo e a busca pela horizontalidade das relações entre as funções da cena: procedimentos, práticas e estratégias de criação. Conceição | Concept, Campinas, v. 7, n. 2, p. 90-115, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8650145. Acesso em: 09 abr. 2021.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. [Trad. de Fernando Tomaz]. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

CARVALHO, Marcelo Braga de. Processo de Formação do Ator e

Montagem Teatral como Prática Pedagógica: Uma Abordagem

Segundo Myrian Muniz. Revista Aspas, São Paulo, v. 2, n. 1, p.

-37, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/aspas/article/

view/62870. Acesso em: 5 jun. 2021.

FAGUNDES, Patrícia. O diretor como artista relacional. Cena, Porto Alegre, n.20, p. 159-167, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/61158. Acesso em: 09 abr. 2021.

FAGUNDES, Patrícia. O teatro como um estado de encontro. Cena, Porto Alegre, n.7, p. 31-41, 2009. Disponível em https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/11156. Acesso em: 09 abr. 2021.

FAZZIONI, Mateus Junior; BERSELLI, Marcia; PEREIRA, Diego

de Medeiros. “Não há ninguém”: violências contemporâneas

e lugares de fala na cena performática. Cena, Porto Alegre, n.

, p. 78-89, 2019. Disponível em https://seer.ufrgs.br/cena/article/

view/92684. Acesso em 05 jun. 2021.

FISCHER, Stella. Processo colaborativo: experiências de companhias teatrais brasileiras nos anos 90. 2003. 231f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. São Paulo, 2003.

LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. [Trad. Pedro Sussekind]. São Paulo: Cosac e Naify, 2007.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-dramático, doze anos depois. Rev. Bras. Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 859-878, set./dez. 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/39703. Acesso em: 09 abr. 2021.

PEREIRA JUNIOR, Mario Celso; SILVA, Juliana Caroline; GIMMLER

NETTO, Maria Amélia; VIEIRA FERNANDES, Fernanda. Processo

Colaborativo de Criação em Combate: diálogo entre teoria e

prática mediante relatos de experiências. RELACult - Revista

Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, Foz do

Iguaçu, v. 3, n. 2, p. 44–53, 2017. Disponível em: https://periodicos.

claec.org/index.php/relacult/article/view/409. Acesso em: 5 jun. 2021.

SOLDERA, Natalia. O papel do diretor de teatro no processo de criação de cenas plurais. Revista da Fundarte, Montenegro, nº 35, p. 126-142, 2018. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/458. Acesso em: 09 abr. 2021.

TORRES, Walter Lima. Os diferentes processos de encenação e as diferentes acepções do encenador. Repertório: Teatro e Dança, Salvador, v. 12, n.13, p. 34-47, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/4011. Acesso em: 09 abr. 2021.

VIDOR, Heloise Baurich; BISCARO, Bárbara. Coro dos Maus

Alunos – notas de um processo de montagem. Urdimento -

Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 34, p.

-018, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/

urdimento/article/view/1414573101342019006. Acesso em: 5 jun. 2021.

Published

2021-09-01

How to Cite

NERIS, Elisabete de Paula de Lemos; BERSELLI, Marcia. Implicações e desdobramentos de uma direção compartilhada: apontamentos a partir de um processo de criação em modo colaborativo conduzido por três encenadoras. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 210–231, 2021. DOI: 10.5965/2358092525252021210. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/20113. Acesso em: 3 jul. 2024.