Implicações e desdobramentos de uma direção compartilhada
apontamentos a partir de um processo de criação em modo colaborativo conduzido por três encenadoras
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092525252021210Keywords:
Staging, Collaborative Process, Postdramatic theatreAbstract
Among the many possibilities opened by the way of organizing artists in a collaborative creative process, there is the challenge of developing a staging sharing the director's role. The present work proposes to analyze a creative exercise developed in curricular components in a university context, problematizing crossings observed in a collaborative process directed by three directors. Faced with a shared staging, considerations about the director's actions are presented, highlighting the implications and possibilities that the shared function can reveal. As a theoretical apparatus, there is an approach to the studies of Fagundes (2009, 2016) and Fischer (2003), among other authors, to deepen the relations on poetic, ethical and political aspects of the director's work.
Downloads
References
ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo como modo de criação. Revista Olhares, São Paulo, n.01, p. 48-51, 2009. Disponível em: https://www.olharesceliahelena.com.br/index.php/olhares/article/view/8. Acesso em: 09 abr. 2021.
ARY, Rafael. SANTANA, Mario. Da criação coletiva ao processo colaborativo. Pitágoras 500, São Paulo, vol. 9, p. 23-42, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8647190. Acesso em: 09 abr. 2021.
BERSELLI, Marcia; BRESSAN, Vanessa C.; TIEPPO, Juliana G.; SOLDERA, Natália P. Processo colaborativo e a busca pela horizontalidade das relações entre as funções da cena: procedimentos, práticas e estratégias de criação. Conceição | Concept, Campinas, v. 7, n. 2, p. 90-115, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8650145. Acesso em: 09 abr. 2021.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. [Trad. de Fernando Tomaz]. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
CARVALHO, Marcelo Braga de. Processo de Formação do Ator e
Montagem Teatral como Prática Pedagógica: Uma Abordagem
Segundo Myrian Muniz. Revista Aspas, São Paulo, v. 2, n. 1, p.
-37, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/aspas/article/
view/62870. Acesso em: 5 jun. 2021.
FAGUNDES, Patrícia. O diretor como artista relacional. Cena, Porto Alegre, n.20, p. 159-167, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/61158. Acesso em: 09 abr. 2021.
FAGUNDES, Patrícia. O teatro como um estado de encontro. Cena, Porto Alegre, n.7, p. 31-41, 2009. Disponível em https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/11156. Acesso em: 09 abr. 2021.
FAZZIONI, Mateus Junior; BERSELLI, Marcia; PEREIRA, Diego
de Medeiros. “Não há ninguém”: violências contemporâneas
e lugares de fala na cena performática. Cena, Porto Alegre, n.
, p. 78-89, 2019. Disponível em https://seer.ufrgs.br/cena/article/
view/92684. Acesso em 05 jun. 2021.
FISCHER, Stella. Processo colaborativo: experiências de companhias teatrais brasileiras nos anos 90. 2003. 231f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. São Paulo, 2003.
LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. [Trad. Pedro Sussekind]. São Paulo: Cosac e Naify, 2007.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-dramático, doze anos depois. Rev. Bras. Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 859-878, set./dez. 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/39703. Acesso em: 09 abr. 2021.
PEREIRA JUNIOR, Mario Celso; SILVA, Juliana Caroline; GIMMLER
NETTO, Maria Amélia; VIEIRA FERNANDES, Fernanda. Processo
Colaborativo de Criação em Combate: diálogo entre teoria e
prática mediante relatos de experiências. RELACult - Revista
Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, Foz do
Iguaçu, v. 3, n. 2, p. 44–53, 2017. Disponível em: https://periodicos.
claec.org/index.php/relacult/article/view/409. Acesso em: 5 jun. 2021.
SOLDERA, Natalia. O papel do diretor de teatro no processo de criação de cenas plurais. Revista da Fundarte, Montenegro, nº 35, p. 126-142, 2018. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/458. Acesso em: 09 abr. 2021.
TORRES, Walter Lima. Os diferentes processos de encenação e as diferentes acepções do encenador. Repertório: Teatro e Dança, Salvador, v. 12, n.13, p. 34-47, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/4011. Acesso em: 09 abr. 2021.
VIDOR, Heloise Baurich; BISCARO, Bárbara. Coro dos Maus
Alunos – notas de um processo de montagem. Urdimento -
Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 34, p.
-018, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/
urdimento/article/view/1414573101342019006. Acesso em: 5 jun. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.