Reaproveitamento afetivo: uma conversa de procedimentos entre textos, materiais e confecções em poética da Imagem e do lugar no processo criativo do Teatro de Caixa
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034702302024223Palavras-chave:
teatro de animação, teatro de caixa, processo de criação, reaproveitamento afetivoResumo
Resumo: Esse procedimento escrevinhado é um registro documental do tempo e lugar acadêmico no andarilhar de um artista da bonecaria na criação de sua poética. No redemoinho em que esse processo se estabeleceu, recortar, colar, sobrepor, copiar, rasgar, misturar e recorrer a tudo que seus olhos observam, seu tatos se identificam e seus sentidos absorvam, torna-se procedimento fundante na busca da criação de uma poética pautada no reaproveitamento afetivo. Entrelaçamentos de conteúdos na intenção de uma prática, vivida, experimentada e elaborada simultaneamente ao tempo e espaço desse processo acadêmico, pautado no convívio e aproximações do arcabouço teórico e prático do Teatro de Animação e a poesia de Manoel de Barros com dispositivos poéticos da imagem, servindo como indutores de uma prática artística com Teatro de Caixa (Lambe-lambe), dando indicações no que chamamos de reaproveitamento afetivo material e imaterial para o processo de criação.
Downloads
Referências
BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: a segunda infância. São Paulo: editora Planeta do Brasil. 2006.
CORREIA, Anibal José Pacha. Pequenas histórias para pequenos grandes mundos de uma meninagem arteira – exercícios e experimentações para o teatro de animação. Curitiba: editora CRV, 2019.
COSTA, Felisberto Sabino da. A poética do ser e não ser procedimentos dramatúrgicos do teatro de animação. São Paulo: editora da Universidade de São Paulo, 2016.
FERNANDO, Edson. A caixa como objeto performático: intervenção poética proposta pelo Coletivo de Animadores de Caixa. Revista Anima: Festim, n. 7, 2018, p. 20-29. Disponível em: https://festim.art.br/. Acesso em 27 jun. 2024.
GORGATI, Roberto Gorgati. O Teatro Lambe-lambe e as narrativas da distância. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 08, p. 208–221, 2018. DOI: 10.5965/2595034701082011208. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701082011208. Acesso em: 27 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.