A comicidade na pedagogia de Lecoq: exercício com as máscaras larvárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701262022050

Palavras-chave:

Jacques Lecoq, pedagogia teatral, comicidade, máscara larvária, atuação

Resumo

O artigo se propõe a analisar modos como a pedagogia de Jacques Lecoq (1921-1999) trabalha a comicidade. Para tanto, tomamos um exercício de improvisação com máscaras larvárias realizado em sua escola a partir do qual estabelecemos relações com algumas características da comicidade segundo Henri Bergson (1859-1941). Enfatizo aspectos técnicos aprendidos no primeiro ano da escola de Lecoq, quando são desenvolvidos princípios do jogo e da criação teatral a partir do corpo e da improvisação, traçando possíveis conexões dessas práticas com a produção da comicidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Müller Sachs, Federal University of Rio Grande do Sul

Cláudia é Professora Adjunta no Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Doutorado e Mestrado em Teatro na UDESC. Estudou na École Internacional de Thèatre Jacques Lecoq (1992/93). Realizou pesquisa pós-doc como bolsista PNPD no PPGAC - Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Coordenadora do curso de teatro na UFRGS de 2018 a 2020. Atualmente pesquisa a linguagem das máscaras cênicas.

Referências

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BROCHADO, I. Só posso passar à frente o que me afeta, o que conheço. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 21, p. 458-476, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702212019458. Acesso em: 6 mar. 2023.

EVANS, Mark; KEMP, Rick, editors. The Routledge Companion to Jacques Lecoq. London: Routledge, 2016.

FREIXE, Guy. A improvisação e o jogo com máscara na formação do ator. Revista Cena, Porto Alegre, n. 23, p. 184-193, set./dez. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/70441/44819. Acesso em: 18 jul. 2022.

FREIXE, Guy. As utopias da máscara nas cenas europeias do século XX. Montpellier: l’Entretemps, 2010.

FREIXE, Guy. La filiation Copeau, Lecoq, Mnouchkine: une lignée théâtrale du jeu de l’acteur. Paris: Entretemps, 2014.

FUCHS, Ana Carolina Müller. O sorriso da palhaça: Pedagogias do riso e do risível. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/218425. Acesso em: 6 mar. 2023.

FUSETTI, Giovanni. Commedia dell’arte e comedie humaine. In: EVANS, Mark; KEMP, Rick, editors. The Routledge Companion to Jacques Lecoq. London: Routledge, 2016. p.142-149.

LECOQ, Jacques. Le théâtre du geste: mimes et acteurs. Paris: Bordas, 1987.

LECOQ, Jacques. Le corps poétique: un enseigment de la créacion théâtrale. Paris: Actes Sud-Papiers: ANRT, 1997.

LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. 2. ed. São Paulo: Edições Sesc, 2021.

MELO, Sérgio Nunes. A abordagem atorial de Lecoq: um vocabulário completo e universal para todos os idiomas performativos. Mimus – Revista Online de Mímica e Teatro Físico, Salvador, v. 2, n. 4, p. 29-40, 2012. Disponível em: https://mimus.com.br/revista-mimus/n-4/4-05melo.pdf. Acesso em: 17 jul. 2022.

MURPHY, Maiya. Language and the body. In: EVANS, Mark; KEMP, Rick, editors. The Routledge Companion to Jacques Lecoq. London: Routledge, 2016. p. 260-267.

MURRAY, Simon. Jacques Lecoq. London: Routledge, 2003.

PASTORINO, Gloria. The body voice of satire: Jacques Lecog and Dario Fo. In: The Routledge Companion to Jacques Lecoq. London: Routledge, 2016. p. 87- 95.

PRETTE, Nailanita. Os Sete Níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual. 2021. Dissertação (Mestrado em artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/39615. Acesso em: 6 mar. 2023.

ROY, Jean-Noël, CARASSO, Jean-Gabriel. Les deux voyages de Jacques Lecoq. Paris: La Septe Arte: On line Productions: ANRAT, 1999. 1 DVD (46 min).

SACHS, Cláudia Müller. A metodologia de Jacques Lecoq: estudo conceitual. 2004. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação em Teatro, Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000078/00007820.pdf. Acesso em: 6 mar. 2023.

SACHS, Cláudia Müller. A imaginação é um músculo: a contribuição de Lecoq para o trabalho do ator. 2013. 224 p. Tese (Doutorado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação em Teatro, Florianópolis, 2013 Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000075/0000757a.pdf. Acesso em: 6 mar. 2023.

SACHS, Cláudia Müller. Bachelard, Jousse and Lecoq. In: EVANS, Mark; KEMP, Rick. The Routledge Companion to Jacques Lecoq. London; New York: Routledge, 2016. p. 51-58.

SACHS, C. M. Máscaras Larvárias online: : desafios pedagógicos. Revista Brasileira de Estudos da Presença, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1–25, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/118960. Acesso em: 6 mar. 2023.

SCHEFFLER, Ismael. O laboratório de estudo de movimento e o percurso de formação de Jacques Lecoq. 591 f. Tese (Doutorado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação em Teatro, Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006e/00006e55.pdf. Acesso em: 6 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2022-09-03

Como Citar

SACHS, Cláudia Müller. A comicidade na pedagogia de Lecoq: exercício com as máscaras larvárias. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 050–069, 2022. DOI: 10.5965/2595034701262022050. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/22503. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O Riso e o grotesco no teatro de animação