A Trilha dos Cassimiros que atravessaram divisas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701312025080

Parole chiave:

Maranhão, migração, Cassimiro Coco, cassimireiros, boneco

Abstract

RESUMO

Neste breve estudo aproprio-me de textos por mim e por outros estudiosos já produzidos a partir de pesquisas anteriores, para procurar traçar os caminhos dos cassemireiros que chegaram ao Maranhão, com a intenção de oferecer dados capazes de propiciar o entendimento de como se deu a migração do boneco Cassimiro Coco do Nordeste para o Meio Norte, e, especialmente, como esse boneco consegue se manter presente em espetáculos de toldas de artistas populares maranhenses.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Bruno Oliveira da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Bruno Oliveira Da Silva, nascido em São Luis/MA, em 17.06.1988; é Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (2021) e Mestrando em Artes pela Universidade Federal do Maranhão, professor de teatro, ator, bonequeiro e pesquisador. É prestador de serviço da Biblioteca Municipal José Sarney , vinculada a Secretaria Municipal de Cultura - SECULT. pesquisador em Arte e Cultura Popular- Casemiro Coco -UFMA. E integrante da Companhia Oficina de Teatro (COTEATRO).

Tácito Boralho, Universidade Federal do Maranhão

Tácito Freire Borralho (Tácito Borralho) possui Mestrado em Teatro (USP). Doutorado em Artes (USP). É professor Associado da Universidade Federal do Maranhão (aposentado). Professor Emérito pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Docente colaborador nos programas de Pós-Graduação, PROFARTES – MA e PPGAC (Teatro). É dramaturgo, membro da Associação de Dramaturgos do Nordeste. Diretor Teatral. Dirige a Companhia Oficina de Teatro – COTEATRO. Foi fundador do Laboratório de Expressões Artísticas-LABORARTE (1972) Foi fundador da Companhia Oficina de Teatro – COTEATRO (1989). Criador do Centro de Artes Cênicas do Maranhão – CACEM. Bonequeiro, foi presidente da Associação de Teatro de Bonecos -AB TB/Centro UNIMA-Brasil Atua como intérprete em Teatro, Cinema e TV. Foi presidente da Confederação Nacional de Teatro Amador – CONFENATA. Coordena como voluntário o Projeto de Extensão Casemiro Coco DEARTC/CCH-UFMA (na área de Teatro de Animação). É Comendador do Mérito Timbira (Estado do Maranhão). Participa dos Grupos de Pesquisa: Memória da Dramaturgia Amazônida – Construção de Acervo Dramatúrgico, da Universidade Federal do Pará; Poéticas Cênicas – Visuais e Performativas da Universidade Estadual Paulista Julho de Mesquita Filho; Pedagogias do Teatro e Ação Cultural da Universidade Federal do Maranhão; coordena o Grupo de Pesquisa A máscara na Cultura Popular da Universidade Federal do Maranhão É membro dos Conselhos Editoriais da MÓIN-MÓIN – Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas e da Revista MAMULENGO – da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos.

Riferimenti bibliografici

BORBA FILHO, Hermilo. Fisionomia e espírito de mamulengo. Rio de Janeiro: INACEN, 1987.

BORRALHO, Tácito Freire. O Boneco, do imaginário popular maranhense ao teatro. São Luís: SESC, 2006.

COELHO, Ângela Maria Escudeiro Luna. Casimiro coco de cada dia- botando boneco no Ceará. Fortaleza: EMEPH, 2007.

CORDEIRO, Sandra Maria Barbosa. Anotações no caderno de campo sobre o Casemiro Coco. (não publicado) São Luís, 1990 a 2006.

FURTADO, Maxlow Carvalho. A arte do Casemiro Coco - uma visão lúdica do espetáculo Maria. Monografia / UFMA; São Luís, 2006.

PIMENTEL, Altimar. O mundo mágico de João Redondo. Rio de Janeiro: MINC/FUNDACEN, 1988.

PIMENTEL, Altimar. Teatro de raízes populares II. João Pessoa: edição do autor, 2005.

PIMENTEL, Altimar. Teatro de raízes populares. João Pessoa: edição do autor, 2003.

Pubblicato

2025-06-11

Come citare

SILVA, Bruno Oliveira da; BORALHO, Tácito. A Trilha dos Cassimiros que atravessaram divisas. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 31, p. 80–97, 2025. DOI: 10.5965/2595034701312025080. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/27184. Acesso em: 23 set. 2025.