Comment illuminer la mort? Mystères d'Éleusis, La Visite et Chat Noir

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034702302024184

Mots-clés :

Théâtre de répertoire, théâtre de "Lambe-Lambe", art et technologie, théâtre d'animation, compagnies de théâtre

Résumé

Ce récit fait référence à trois boîtes de spectacle lambe-lambe qui ont la mort comme principe dramatique : Mystères d'Éleusis, La Visite et Chat Noir. Mystères d'Éleusis est une trilogie sur la mythologie de Perséphone, déesse régnant sur le monde des morts. La Visite et Chat Noir ont fait partie du projet Instants de Passage, un sextet de boîtes sur l'instant intime de la mort. Les trois boîtes utilisent un projecteur numérique comme ressource technique pour la composition scénique.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Leandro Luiz de Maman, Eranos Círculo de Arte

Formado em Design Industrial (UNIVALI), Mestrando em Artes Cênicas (UDESC), atua com teatro desde 1997. Artista multidisciplinar com incursões em artes visuais, literatura, teatro e audiovisual. Membro do Eranos Círculo de Arte de Itajaí/ SC, participa do processo criativo de todos os espetáculos da Cia. se apresentando com seus trabalhos no Brasil e Exterior. Pesquisa a relação entre aparatos digitais e artes presenciais, em especial de projeção digital e impressão 3D.

Sandra Regina Coelho, Eranos Círculo de Arte

Sandra Coelho é Artista, Psicóloga (UNIVALI), Mestre em Artes Cênicas (UDESC), com incursões em Teatro, Literatura e Artes Visuais.  É criadora e diretora da Trilogia de Teatro Lambe-lambe Mistérios de Elêusis e de Therese, obra que no ano de 2017 foi contemplada com o Prêmio Iberescena de Co-produção de espetáculos dentro do projeto Instantes de Passagem. Ainda é pesquisadora do universo onírico (sonhos) realizando oficinas literárias a partir desse tema desde o ano de 2012. Autora do livro Poesia Onírica e Escritos Alquímicos (2014). Desde 2011 é membro do Eranos Círculo de Arte (Itajaí).

Gabriela Céspedes, Gabriela Clavo y Canela

Gabriela Céspedes, atriz e marionetista de Mendoza- Argentina. Começou em 1988 como atriz, e pesquisa desde 1996 o teatro de formas animadas. Desde 2001 pertence como solista ao Grupo Gabriela Clavo y Canela, até hoje, e é dedicado ao teatro de formas animadas nas suas diversas técnicas: luva, manipulação direta, objetos e teatro lambe lambe. Tem participado de festivais na Argentina, Chile, Equador, Colômbia, Paraguai, Peru, Bolívia, Brasil, Venezuela, Cuba e México.

Références

ALVARENGA, Maria Zelia. Mitologia simbólica – Estruturas da psique e regências míticas. 2ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010

AMARAL, Ana Maria. O Inverso das Coisas. Móin-Móin - Revista De Estudos Sobre Teatro De Formas Animadas, 1(01), 012-024. 2005

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega, vol I. 22ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

POZZETTI, Gislaine (org). Conversa Lambelambeira: O Teatro Lambe-Lambe por seus praticantes. Manaus (AM): editora UEA, 2023. 212 p.: il., color; Ebook.

SHAKESPEARE, Wiliam. Hamlet. Tradução de Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&PM, 2009. 144 p. (Coleção L&PM Pocket). 2009

Téléchargements

Publiée

2024-10-30

Comment citer

MAMAN, Leandro Luiz de; COELHO, Sandra Regina; CÉSPEDES, Gabriela. Comment illuminer la mort? Mystères d’Éleusis, La Visite et Chat Noir. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 30, p. 184–197, 2024. DOI: 10.5965/2595034702302024184. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/25841. Acesso em: 4 nov. 2024.