How to illuminate death? Mysteries of Eleusis, The Visit and Black Cat

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702302024184

Keywords:

Lambe-lambe theater, art and technology, animation theater, theater companies, repertory theater

Abstract

This report refers to three lambe-lambe theaters that have death as a dramaturgical principle: Mistérios de Elêusis, A Visita and Gato Negro. Mistérios de Elêusis is a trilogy about the myth of Persephone, ruling goddess of the world of the dead. A Visita and Gato Negro were part of the Instantes de Passagem project, a sextet of  lambe-lambe theaters about the intimate moment of death. All three lambe-lambe theaters use a digital projector as a technical resource for scenic composition.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leandro Luiz de Maman, Eranos Círculo de Arte

Formado em Design Industrial (UNIVALI), Mestrando em Artes Cênicas (UDESC), atua com teatro desde 1997. Artista multidisciplinar com incursões em artes visuais, literatura, teatro e audiovisual. Membro do Eranos Círculo de Arte de Itajaí/ SC, participa do processo criativo de todos os espetáculos da Cia. se apresentando com seus trabalhos no Brasil e Exterior. Pesquisa a relação entre aparatos digitais e artes presenciais, em especial de projeção digital e impressão 3D.

Sandra Regina Coelho, Eranos Círculo de Arte

Sandra Coelho é Artista, Psicóloga (UNIVALI), Mestre em Artes Cênicas (UDESC), com incursões em Teatro, Literatura e Artes Visuais.  É criadora e diretora da Trilogia de Teatro Lambe-lambe Mistérios de Elêusis e de Therese, obra que no ano de 2017 foi contemplada com o Prêmio Iberescena de Co-produção de espetáculos dentro do projeto Instantes de Passagem. Ainda é pesquisadora do universo onírico (sonhos) realizando oficinas literárias a partir desse tema desde o ano de 2012. Autora do livro Poesia Onírica e Escritos Alquímicos (2014). Desde 2011 é membro do Eranos Círculo de Arte (Itajaí).

Gabriela Céspedes, Gabriela Clavo y Canela

Gabriela Céspedes, atriz e marionetista de Mendoza- Argentina. Começou em 1988 como atriz, e pesquisa desde 1996 o teatro de formas animadas. Desde 2001 pertence como solista ao Grupo Gabriela Clavo y Canela, até hoje, e é dedicado ao teatro de formas animadas nas suas diversas técnicas: luva, manipulação direta, objetos e teatro lambe lambe. Tem participado de festivais na Argentina, Chile, Equador, Colômbia, Paraguai, Peru, Bolívia, Brasil, Venezuela, Cuba e México.

References

ALVARENGA, Maria Zelia. Mitologia simbólica – Estruturas da psique e regências míticas. 2ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010

AMARAL, Ana Maria. O Inverso das Coisas. Móin-Móin - Revista De Estudos Sobre Teatro De Formas Animadas, 1(01), 012-024. 2005

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega, vol I. 22ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

POZZETTI, Gislaine (org). Conversa Lambelambeira: O Teatro Lambe-Lambe por seus praticantes. Manaus (AM): editora UEA, 2023. 212 p.: il., color; Ebook.

SHAKESPEARE, Wiliam. Hamlet. Tradução de Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&PM, 2009. 144 p. (Coleção L&PM Pocket). 2009

Published

2024-10-30

How to Cite

MAMAN, Leandro Luiz de; COELHO, Sandra Regina; CÉSPEDES, Gabriela. How to illuminate death? Mysteries of Eleusis, The Visit and Black Cat. Móin-Móin Magazine - Studies in the Art of Puppetry, Florianópolis, v. 2, n. 30, p. 184–197, 2024. DOI: 10.5965/2595034702302024184. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/25841. Acesso em: 4 nov. 2024.