Jogo de máscara no Candomblé como norteador de estratégias de escrituras cênicas
DOI :
https://doi.org/10.5965/2595034701282023181Mots-clés :
Candomblé, máscara, composição dramática, estratégias brincantes, teatro físicoRésumé
O presente artigo é um revisitar da pesquisa de doutorado onde pesquisei os jogos de Máscara no Candomblé a fim de produzir estratégias de composições físicas para a cena contemporânea. Sob a perspectiva da Encruzilhada, cruzei a percepção desses jogos de Máscara com a metodologia de Jacques Lecoq e de outros encenadores do Teatro Ocidental. A partir de uma tríade metodológica que engloba pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e laboratório cênico, este artigo apresenta algumas das estratégias que foram desenvolvidas durante o doutoramento.
Téléchargements
Références
AMARAL Rita, Xirê! O modo de crer e de viver no Candomblé, EDUC & Pallas Editora, Rio de Janeiro, 2002.
ARAUJO DE ALMEIDA, Alisson, Les Jeux des Masques au sein du Candomblé, Dramaturgie de la Fête dans l’Espace. Tese de doutorado, Université Paris 8, Paris-Saint-Denis, 2018.
BARRETO, Marcos; NOGUEIRA, Renato. Infancialização, ubuntu e teko porã: elementos gerais para educação e ética afroperspectivas. Rio de Janeiro: Revista Childhood&Philosophy, v. 4, n. 31, 2018.
DECROUX Étienne, L’interview imaginaire ou les « dit » d’Étienne Decroux, mis en forme par Patrick Pezin. dans DECROUX, Étienne, Mime corporel, textes, études et témoignages, sous la direction dePatrick PEZIN, coll. « Les voies de l’acteur », L’Entretemps, Montpellier, 2003.
DUSIGNE Jean-François, Les Passeurs d’expérience. ARTA, école internationale de l’acteur, Théâtrales/ARTA, Montreuil-sous-Bois, 2008.
DUVIGNAUD, Jean. Fêtes et Civilisations. Suivi de La Fête Aujourd’hui. Weber, ACTES SUD, Paris, 1991.
ELIADE Mircea. Aspects du mythes. Gallimard, Paris,1963.
LECOQ Jaques, « Rôle du masque dans la formation de l’acteur, dans Le masque. Du rite au théâtre, textes réunis et présentés par Odette ASLANet Denis BABLET, éd. CNRS, Paris, 1999.
KANZELUMUKA, Franciane Salgado de Paula, ATO: fundamentos de feitura para danças negras teatrais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes – Campus São Paulo, São Paulo, 2023.
MANHAES Juliana Bittencourt, Memórias de um Corpo Brincante : A Brincadeira do Cazumba no Bumba-Boi Maranhense, Uni-RIo, Rio de Janeiro, 2009.
MARTINS, Leda Maria, Performances da oralitura: corpo, lugar da memória, em Letras, Revista do Programa de Pós Graduação em Letras Universidade Federal de Santa Maria, n. 26, 2003, p. 63-81.
POLICE, Gérard. La Fête Noire au Brésil. L’Afro-Brésilien et ses Doubles, L’Harmattan, Paris, 1996.
SANTOS Eufrazia Cristina Menezes, RELIGIÃO E ESPETÁCULO : Análise da dimensão espetacular das festas públicas do candomblé, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
SCHECHNER Richard, “Treinamento Intercultural”. em A arte secreta do ator – Dicionário de antropologia teatral, textes réunis et présentés par Eugenio BARBA; Nicolas SAVARESE, Ed. da UNICAMP/HUCITEC, Campinas, 1995.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.