“O Gigante e o Dragão” - um espetáculo teatral de rua com bonecos gigantes

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034702252021090

Mots-clés :

Teatro de Animação, Materiais Expressivos, reciclagem, ressignificação, reutilização

Résumé

O presente artigo se origina de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, no período de 2011 a 2013. Por meio da disciplina “Oficina de Criação Cênica A”, orientada através dos estudos com o Teatro de Animação, que surgiu o espetáculo teatral de rua com bonecos gigantes, intitulado “O Gigante e o Dragão”. Aqui, o principal objetivo é apresentar a pesquisa e os processos que permearam a concepção, a confecção e o experimento cênico deste espetáculo e, sobretudo, apontar o quanto é potente a reciclagem, a reutilização e a ressignificação de diversos materiais, no intuito de se criar linguagens expressivas.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Daniel Ducato, Universidade Federal de Minas Gerais

Daniel Ducato é Artista Visual e Cênico. Atua e desenvolve pesquisas relacionadas aos espaços de uso não convencional (Ocupação Cênica e Coabitação Teatral), Escultura, Cenografia, Direção de Arte em audiovisuais e em Teatro, Caracterização Cênica, Figurinos, Máscaras, Maquiagem e Bonecos para espetáculos teatrais e outras mídias. Possui Mestrado em Artes Cênicas - UFOP (2016) e Graduação em Artes Visuais - UFMG (2005).

Références

AMARAL, Ana Maria. O ator e seus duplos: máscaras, bonecos, objetos. São Paulo: Editora SENAC, 2002.

APOCALYPSE, Álvaro. Oficina de teatro de bonecos: um método como outros. Mamulengo, Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB), v. 10, 1981.

BELTRAME,Valmor N. Animar o inanimado: a formação profissional no teatro de bonecos. 2001. Tese (Doutorado em Teatro) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

CARREIRA, André Luiz Antunes Netto. Teatro de invasão: redefinindo a ordem da cidade. In: LIMA, E. F. W. (Org.) Espaço e teatro: do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: 7 Letras/ FAPERJ, 2008.

CARREIRA, André Luiz Antunes Netto. Ambiente, fluxo, e dramaturgias da cidade: materiais do Teatro de Invasão. O Percevejo. Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC. Rio de Janeiro: UNIRIO, vol. 1, fasc. 1, 2009.

CORDEIRO, Fábio. A Coralidade na Cena Contemporânea Brasileira. Cadernos Virtuais de Pesquisa em Artes Cênicas, Rio de Janeiro: UNIRIO, 2009. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/pesqcenicas/article/view/721/661 Acesso em: 15 Out. 2012.

MÉGEVAND, M.; BAUMGÄRTEL, T. S.; FALEIRO, T. J. R. Coralidade. Urdimento, Florianópolis: v. 1, n. 20, p. 037-039, 2013. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101202013037/2763 Acesso em: 22 Set. 2013.

ROMAGNOLLI, L. E.; MUNIZ, M. de L. Teatro como acontecimento convival: uma entrevista com Jorge Dubatti. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 23, p. 251 - 261, 2014. Disponível em https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102232014251 Acesso em: 20 Jul. 2016.

Téléchargements

Publiée

2021-12-18

Comment citer

DUCATO, Daniel. “O Gigante e o Dragão” - um espetáculo teatral de rua com bonecos gigantes. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 25, p. 90–106, 2021. DOI: 10.5965/2595034702252021090. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/20973. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos fora do Dossier Temático