Novos teatros para velhas casas
DOI :
https://doi.org/10.5965/2595034701242021048Mots-clés :
Teatro de sombras, Teatro por meio remoto, Espaço cênico, Processo de criação, pandemiaRésumé
Partindo de uma hipótese que admite que a pandemia da Covid-19 gerou não somente um novo modo de produção teatral, mas também uma “nova arte”, o presente texto reflete sobre as possibilidades técnicas e estéticas geradas para o teatro de formas animadas pelas plataformas de transmissão de espetáculos online. Se, por um lado, notaremos que essa “nova arte” reafirma elementos da prática e da estética teatral tradicional, por outro, ela contém elementos instigantes, referentes, sobretudo, ao uso do espaço. Para desenvolver essa análise, tomarei como base de discussão o espetáculo Crescer pra passarinho, produzido pelo Coletivo Performers sem Fronteiras em 2020.
Téléchargements
Références
ARONSON, Arnold. New Homes for New Theater, In: Looking into the Abism. Essays on Scenography. Michigan: The University of Michigan Press, 2005.
ASTLES, Cariad. Desafios da Covid, In: Mamulengo: Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos - ABTB / Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, Centro UNIMA Brasil - Florianópolis: ABTB/CUB. Ano 46, n. 17, setembro 2020.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BARROS, Manoel de. Memórias Inventadas. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico. Disponível em: https://www.geledes.org.br/cansada-de-ler-sobre-garotos-menina-reune-4-000-livros-com-garotas-negras/ Último acesso: 10/05/2020.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
FREIRE-FILHO, Aderbal. Teatro por streaming pode ter chegado para ficar, diz Aderbal Freire-Filho, In: Folha de São Paulo, 2 de julho de 2020. Disponível em:
GASSET, Jose de Ortega y. A ideia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1978.
MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho: crônicas. Rio de Janeiro: Record, 1964.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.