Novos teatros para velhas casas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701242021048Palabras clave:
Teatro de sombras, Teatro por meio remoto, Espaço cênico, Processo de criação, pandemiaResumen
Partindo de uma hipótese que admite que a pandemia da Covid-19 gerou não somente um novo modo de produção teatral, mas também uma “nova arte”, o presente texto reflete sobre as possibilidades técnicas e estéticas geradas para o teatro de formas animadas pelas plataformas de transmissão de espetáculos online. Se, por um lado, notaremos que essa “nova arte” reafirma elementos da prática e da estética teatral tradicional, por outro, ela contém elementos instigantes, referentes, sobretudo, ao uso do espaço. Para desenvolver essa análise, tomarei como base de discussão o espetáculo Crescer pra passarinho, produzido pelo Coletivo Performers sem Fronteiras em 2020.
Descargas
Citas
ARONSON, Arnold. New Homes for New Theater, In: Looking into the Abism. Essays on Scenography. Michigan: The University of Michigan Press, 2005.
ASTLES, Cariad. Desafios da Covid, In: Mamulengo: Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos - ABTB / Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, Centro UNIMA Brasil - Florianópolis: ABTB/CUB. Ano 46, n. 17, setembro 2020.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BARROS, Manoel de. Memórias Inventadas. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico. Disponível em: https://www.geledes.org.br/cansada-de-ler-sobre-garotos-menina-reune-4-000-livros-com-garotas-negras/ Último acesso: 10/05/2020.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
FREIRE-FILHO, Aderbal. Teatro por streaming pode ter chegado para ficar, diz Aderbal Freire-Filho, In: Folha de São Paulo, 2 de julho de 2020. Disponível em:
GASSET, Jose de Ortega y. A ideia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1978.
MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho: crônicas. Rio de Janeiro: Record, 1964.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un artículo a la Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas y ser aprobado, los autores concuerdan en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus meta datos a los servicios de indexación y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Móin-Móin.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista Móin-Móin se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos enviados.
Este obra está licenciada con una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.