A máscara teatral e a materialidade das formas: a semente de um sonho e a flor de nossas artes.
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034702232020199Palabras clave:
Máscaras teatrais, Corpo, Mulheres no Teatro de AnimaçãoResumen
Nós, mulheres, estamos presentes em vários espaços de produção de conhecimento e não é diferente no teatro de animação. Aqui, trazemos uma parte da nossa jornada no teatro de animação, com foco nas máscaras que vivenciamos, a fim de tocar corações curiosos a partir do ponto de vista de duas artistas-mulheres-pesquisadoras. Investigamos aqui as materialidades desse objeto cênico e, consequentemente, os impactos gerados por elas em cena. Ao pesquisar a máscara, suas formas e como ela reflete na produção visual, podemos observar de maneira precisa a floração da concretização de um pensamento, de um sonho, de um imaginário.
Descargas
Citas
DOYON, Raphaëlle. Suzanne Bing, collaboratrice de Jacques Copeau: enquête sur la constitution d⠹un patrimoine théâtral. La Construction Des Patrimoines En Question(s), [s.l.], n. 1, p. 9-42, 2015. Éditions de la Sorbonne.
http://dx.doi.org/10.4000/books.psorbonne.7180. Disponível em: https://books.openedition.org/psorbonne/7180#illustrations. Acesso em: 24 jun. 2020.
ESPEJO, Ana Arcas. Génesis, temática y arquitectura teatral en el teatro Noh. n. 2, p 1-15, 2009. Revista independiente de Arte, Teoría de las Artes, Pedagogía y Nuevas Tecnologías. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4046264. Acesso em 04 de jul. 2020.
LECOQ, Jacques. O Corpo Poético: Uma pedagogia da criação teatral. Editora Senac. Edição SESC SP. São Paulo: 2010.
MELLO, Anahi Guedes; FERNANDES, Felipe Bruno Martins. Guia de orientações básicas sobre Gênero, Deficiência e Acessibilidade. 2013, p. 22-23. Disponível em: https://generoeciencias.paginas.ufsc.br /files/2013/09/cartilha-on-line-final.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020.
ROMANO, Lúcia. O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Físico. Editora Perspectiva: Fapesp. São Paulo/SP. 2005.
SACHS, C. M. A metodologia de Jacques Lecoq: estudo conceitual. Florianópolis: UDESC, 2004.
VIOLA, Daniele Rocha. A jornada de uma experiência: Da improvisação à máscara teatral. 2016. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Artes Cênicas, Departamento de Artes e Libras, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un artículo a la Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas y ser aprobado, los autores concuerdan en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus meta datos a los servicios de indexación y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Móin-Móin.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista Móin-Móin se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos enviados.
Este obra está licenciada con una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.