The theatrical mask and materiality of forms: a dream’s seed and the flower of our arts.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702232020199

Keywords:

Máscaras teatrais, Corpo, Mulheres no Teatro de Animação

Abstract

We, as women, are present in various spaces of knowledge production and it is no
different in Puppet Theater. Here, we bring a part of our journey inside the Puppet Theater,
focusing on the masks we experience, in order to touch curious hearts from the point of view of
two artists-women-researchers. Here we investigate the materialities of this scenic object and,
consequently, the impacts generated by them on stage. By researching the mask, its forms and
how it reflects on the visual production, we can accurately observe the flowering of a thought, a
dream, the imaginary.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniele Rocha Viola, UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

ARTES CÊNICAS

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Teatro (PPGT) da Universidade do Estado de Santa Catarina com Orientação de Almir Ribeiro. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis (UFSC) - 2019. É Integrante da Cia.Libélulas (SC), com trabalhos na linguagem do teatro de animação e performance, cujo o sistema de trabalho pauta-se na autogestão e com abordagem na criação híbrida. Graduada em Educação Física pela Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto (USP-RP) no Curso de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) - 2009 - 2012 As áreas de interesse/pesquisa são Iluminação Cênica, Teatro de Sombras, Teatro de Máscaras, Dança-Teatro, Teatro Lambe-Lambe, Preparação Corporal para Atrizes/Atores e a Atuação

http://lattes.cnpq.br/9645544659326604

Laura Wilbert Gedoz, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

ARTES CÊNICAS

É pesquisadora e atriz. Integrante da Cia. Libélulas (SC) onde trabalhamos com diversas linguagens, como teatro de animação e performance. Mestranda do programa de pós-graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2019. Graduada em Artes Cênicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2013-2018. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro e em Literatura Dramática. Participa do Núcleo de Estudos em Encenação e Escrita Dramática (NEEDRAM), UFSC. (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/0251684400121354

References

DOYON, Raphaëlle. Suzanne Bing, collaboratrice de Jacques Copeau: enquête sur la constitution d⠹un patrimoine théâtral. La Construction Des Patrimoines En Question(s), [s.l.], n. 1, p. 9-42, 2015. Éditions de la Sorbonne.

http://dx.doi.org/10.4000/books.psorbonne.7180. Disponível em: https://books.openedition.org/psorbonne/7180#illustrations. Acesso em: 24 jun. 2020.

ESPEJO, Ana Arcas. Génesis, temática y arquitectura teatral en el teatro Noh. n. 2, p 1-15, 2009. Revista independiente de Arte, Teoría de las Artes, Pedagogía y Nuevas Tecnologías. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4046264. Acesso em 04 de jul. 2020.

LECOQ, Jacques. O Corpo Poético: Uma pedagogia da criação teatral. Editora Senac. Edição SESC SP. São Paulo: 2010.

MELLO, Anahi Guedes; FERNANDES, Felipe Bruno Martins. Guia de orientações básicas sobre Gênero, Deficiência e Acessibilidade. 2013, p. 22-23. Disponível em: https://generoeciencias.paginas.ufsc.br /files/2013/09/cartilha-on-line-final.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020.

ROMANO, Lúcia. O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Físico. Editora Perspectiva: Fapesp. São Paulo/SP. 2005.

SACHS, C. M. A metodologia de Jacques Lecoq: estudo conceitual. Florianópolis: UDESC, 2004.

VIOLA, Daniele Rocha. A jornada de uma experiência: Da improvisação à máscara teatral. 2016. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Artes Cênicas, Departamento de Artes e Libras, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

Published

2020-12-18

How to Cite

VIOLA, Daniele Rocha; GEDOZ, Laura Wilbert. The theatrical mask and materiality of forms: a dream’s seed and the flower of our arts. Móin-Móin Magazine - Studies in the Art of Puppetry, Florianópolis, v. 2, n. 23, p. 199–217, 2020. DOI: 10.5965/2595034702232020199. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/18235. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos fora do Dossier Temático