Teatro para crianças no Brasil – contexto histórico, desafios e perspectivas

Autores/as

  • Humberto Braga Casa de Artes de Laranjeiras - CAL

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702182017032

Resumen

O texto reflete sobre o Teatro feito para crianças no Brasil tendo como marco algumas encenações e questionamentos sobre esta arte efetuados por artistas desde os anos de 1970 e 1980 em Festivais e Seminários realizados em diferentes regiões do país, sobretudo nos Festivais Nacionais de Teatro Infantil do Teatro Guaíra, em Curitiba. Temas como a especificidade de uma linguagem de teatro para crianças, a importância das artes dedicada ao público infantil, a inserção de disciplinas sobre teatro para crianças em Escolas Superiores de Teatro, a trajetória do teatro de animação com seu expressivo avanço no campo do estudo e da pesquisa são aspectos abordadas no presente artigo.

 

Palavras-chave: Teatro para Crianças. Teatro de Animação. História do Teatro.

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Biografía del autor/a

Humberto Braga, Casa de Artes de Laranjeiras - CAL

Professor de Teatro na CAL – Casa de Artes de Laranjeiras, na disciplina Perspectivas do Ator e Empreendedorismo – desde 2014. Profissional de Artes Cênicas, ocupou, desde o início dos anos de 1980, cargos em instituições federais de cultura como o Serviço Nacional de Teatro – SNT, Instituto Nacional de Artes Cênicas – Inacen, e a Secretaria de Música e Artes Cênicas do Ministério da Cultura. Integrou a diretoria da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – ABTB em vários períodos. Recentemente foi agraciado com a Homenagem Especial do CEPETIN - Centro de Pesquisa e Estudos do Teatro Infantil/2015. Foi Presidente da FUNARTE – Fundação Nacional de Artes (2016).

Publicado

2018-03-06

Cómo citar

BRAGA, Humberto. Teatro para crianças no Brasil – contexto histórico, desafios e perspectivas. Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 18, p. 032–046, 2018. DOI: 10.5965/2595034702182017032. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702182017032. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

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