Bumba Meu Boi: como e quando o ritual se manifesta
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034702322025087Palavras-chave:
bumba meu boi, comunidade, Maranhão, ritual, transmissãoResumo
Este trabalho analisa as diversas dimensões ritualísticas das práticas culturais maranhenses do Bumba meu Boi, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O estudo distingue as diversas instâncias rituais que compõem o ciclo anual do Boi, desde o período junino até sua "morte" e encerramento em agosto. A pesquisa monstra que as ritualizações do Boi extrapolam as relações estritamente religiosas, manifestando complexos sincretismos e negociações socioculturais em diálogo com o tempo presente. Para analisar criticamente os processos de continuidade e transmissão dessas práticas, o referencial de Taylor (2003) sobre arquivo e repertório é retomado, fundamentado em experiências de observação participante.
Downloads
Referências
BORRALHO, Tácito Freire. O Teatro do Boi do Maranhão – brincadeira, ritual, enredos, gestos e movimentos. 2012. 227 f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação e Artes, Departamento de Artes Cênicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
BISPO, Antônio. COLONIZAÇÃO, QUILOMBOS: modos e significados. Brasília: INCTI, 2015.
CASCUDO, Luis da Câmara. Diccionário do Floclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro-MEC, 1962.
CARNEIRO, Edison. Religiões negras: notas de etnografia religiosa; Negros bantos: notas de etnografia religiosa e de folclore. 2. ed. Rio de Janeiro; Brasília: Civilização Brasileira, 1981.
MOURA, Carlos Francisco. Teatro a bordo das naus portuguesas sec. XV a XVIII. Rio de Janeiro: Instituto Luso-Brasileiro de História, Liceu Literário Português, 2000, 2.ª edição.
NASCIMENTO, Getulio Silva do. A Farra do Boi Bumbá: um brinquedo popular na formação múltipla d’um artista-brincador d’Os Ciclomáticos Companhia de Teatro-RJ. 2025. 188 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório. Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7933896/mod_resource/content/1/TAYLOR%2C%20Diana.%20O%20Arquivo%20e%20o%20Repert%C3%B3rio_recorte.pdf Acesso em: 13 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
![]()
Este obra está licenciado com uma Licença Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional