Bumba Meu Boi: como e quando o ritual se manifesta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702322025087

Palavras-chave:

bumba meu boi, comunidade, Maranhão, ritual, transmissão

Resumo

Este trabalho analisa as diversas dimensões ritualísticas das práticas culturais maranhenses do Bumba meu Boi, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O estudo distingue as diversas instâncias rituais que compõem o ciclo anual do Boi, desde o período junino até sua "morte" e encerramento em agosto. A pesquisa monstra que as ritualizações do Boi extrapolam as relações estritamente religiosas, manifestando complexos sincretismos e negociações socioculturais em diálogo com o tempo presente. Para analisar criticamente os processos de continuidade e transmissão dessas práticas, o referencial de Taylor (2003) sobre arquivo e repertório é retomado, fundamentado em experiências de observação participante.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Pérez Recio, Universidade Federal do Maranhão

Professora efetiva no Departamento de Artes Cênicas da UFMA,  foi professora colaboradora do CEART-UDESC, nos anos de 2023 e 2024. Fez doutorado em Teatro pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina.  Com Bacharelado em Teatro pelo Instituto Superior de Arte (Cuba, 2000) e Licenciatura em Teatro pelo Instituto Ítalo Brasileiro (São Paulo, 2022): é diretora teatral e atriz bonequeira. Integrou o elenco do Teatro Nacional de Guiñol durante nove anos; assim como diversos coletivos do cinema, rádio e televisão em Cuba.  Fundou e dirigiu El Arca Teatro Museo de Títeres em Havana, (2009 – 2022). 

Tácito Freire Borralho, Universidade Federal do Maranhão

Cursou teologia em Recife - PE. Graduado em Filosofia pela UFMA e pós-graduado pela ECA-USP. Em 2000 obteve o grau de professor mestre em artes e, mais tarde, o grau de professor doutor em artes em 2012. Hoje é professor Associado do Departamento de Artes Cênicas (DEARTC) da UFMA, ministrando aulas na graduação e nos programas de mestrado: “PPGAC” e “PROFARTES”. Também é Diretor Artístico da COTEATRO. 

Referências

BORRALHO, Tácito Freire. O Teatro do Boi do Maranhão – brincadeira, ritual, enredos, gestos e movimentos. 2012. 227 f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação e Artes, Departamento de Artes Cênicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

BISPO, Antônio. COLONIZAÇÃO, QUILOMBOS: modos e significados. Brasília: INCTI, 2015.

CASCUDO, Luis da Câmara. Diccionário do Floclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro-MEC, 1962.

CARNEIRO, Edison. Religiões negras: notas de etnografia religiosa; Negros bantos: notas de etnografia religiosa e de folclore. 2. ed. Rio de Janeiro; Brasília: Civilização Brasileira, 1981.

MOURA, Carlos Francisco. Teatro a bordo das naus portuguesas sec. XV a XVIII. Rio de Janeiro: Instituto Luso-Brasileiro de História, Liceu Literário Português, 2000, 2.ª edição.

NASCIMENTO, Getulio Silva do. A Farra do Boi Bumbá: um brinquedo popular na formação múltipla d’um artista-brincador d’Os Ciclomáticos Companhia de Teatro-RJ. 2025. 188 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório. Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7933896/mod_resource/content/1/TAYLOR%2C%20Diana.%20O%20Arquivo%20e%20o%20Repert%C3%B3rio_recorte.pdf Acesso em: 13 set. 2024.

Downloads

Publicado

12-01-2026

Como Citar

RECIO, Liliana Pérez; BORRALHO, Tácito Freire. Bumba Meu Boi: como e quando o ritual se manifesta. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 32, p. 87–105, 2026. DOI: 10.5965/2595034702322025087. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/28324. Acesso em: 13 jan. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>