Lógica e polí­tica do objeto nos teatros de animação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701292024025

Palavras-chave:

filosofia, teatro, teatro de animação, teatro de objetos

Resumo

O artigo analisa a questão do objeto animado a partir da relação que este estabelece com o sujeito que o anima e com o público. Para tanto, desenvolve uma reflexão filosófica acerca de como e porque o objeto aporta significados para a cena teatral. Perpassando a escrita, são evocados conceitos pertinentes à Platão, Husserl, Kant e Aristóteles, entre outros filósofos e artistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Philippe Choulet, University of Strasbourg

Professor Honorário (Professor Associado) de Filosofia em Estrasburgo (França) e Professor de História da Arte na École Émile Cohl, Lyon. Conferencista no Festival Mundial de Teatro de Marionetes, em Charleville-Mézières. Publicou, entre outros: La bonne École, 2 vol., com Ph. Rivière (Champ Vallon), L’idiot musical, Glenn Gould, existence et contrepoint, com A. Hirt (Kimé), Nietzsche, l’art et la vie, com H. Nancy (Félin), Méthodologie philosophique, com D. Folscheid e J.J. Wunenburger (P.U.F.).

Paulo César Balardim Borges, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Adjunto na área de Prática Teatral - Teatro de Animação, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes - CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Doutor em Artes Cênicas (PPGT / UDESC), Mestre em Artes Cênicas (PPGAC / UFRGS), licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (ULBRA). Atuou como diretor, ator e cenógrafo da companhia teatral Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, entre 1991 e 2016. Foi Presidente da AGTB - Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos nos anos de 2002 e 2003. Experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: Artes Cênicas, Comunicação, Programas Televisivos e Teatro de Animação.

Referências

ARAGON, Louis. Henri Matisse, roman. Paris: Gallimard, 1998.

BERNHARD, Thomas. Un enfant. Coll. Biblos. Paris: Gallimard, 1990.

CAILLOIS, Roger. Les jeux et les hommes, le masque et le vertige. Paris: Gallimard, 1958.

CHOULET, Philippe. La marionnette, instrument d'optique de la condition humaine: l'automate spirituel. In: Les scènes philosophiques de la marionnette. Collectif dirigé par BEAUCHAMP,

H., GARCIN-MARROU, F., NOGUES, J. et HAESEBROECK, E. Van. Paris: Editions L'entretemps / Institut international de la Marionnette, 2016.

KANT, Emmanuel. Critique de la faculté de juger, Paris: Éditions Flammarion, 2015.

LEBENSZTEJN, J.-C. Les textes du peintre, Revue Critique, mai 1974, n° 324, p. 404.

MATISSE, Henri. Ecrits et propos sur l'art. Paris: Hermann, 1983.

PASCAL, Blaise. Pensées. Paris: Edition de Gérard Ferreyrolles, 2000.

_______________. Trois Discours sur la condition des Grands. Paris: Editions Mille et une Nuits, 2009.

PLATON. Les Lois. Paris: Gallimard, 1997.

PONGE, Francis. Le parti-pris des choses, “Le cageot”, Paris: Gallimard, coll. Poésie, 1980.

PROUST, Marcel. Le Temps retrouvé. Paris: Gallimard, 1927-2014.

SCHLEMMER, Oskar. Lettres et journaux. Paris: Carta Blanca éd., 2014.

_________________. L'homme et la figure d'art. Collectif dirigé par C. Rousier. França: Centre National de la Danse, 2001.

_________________. Théâtre et abstraction. Lausanne: L'âge d'homme, 1978.

Downloads

Publicado

2024-05-10

Como Citar

CHOULET, Philippe; BORGES, Paulo César Balardim. Lógica e polí­tica do objeto nos teatros de animação. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 29, p. 25–47, 2024. DOI: 10.5965/2595034701292024025. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/25503. Acesso em: 30 jun. 2024.