Jogo de máscara no Candomblé como norteador de estratégias de escrituras cênicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701282023181

Palavras-chave:

Candomblé, máscara, composição dramática, estratégias brincantes, teatro físico

Resumo

O presente artigo é um revisitar da pesquisa de doutorado onde pesquisei os jogos de Máscara no Candomblé a fim de produzir estratégias de composições físicas para a cena contemporânea. Sob a perspectiva da Encruzilhada, cruzei a percepção desses jogos de Máscara com a metodologia de Jacques Lecoq e de outros encenadores do Teatro Ocidental. A partir de uma tríade metodológica que engloba pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e laboratório cênico, este artigo apresenta algumas das estratégias que foram desenvolvidas durante o doutoramento.

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Biografia do Autor

Alisson Araújo de Almeida, University of Brasília

Doutor em Esthétique, Sciences et Technologie des Arts (spécialité Théâtre et Danse - Ethnoscénologie) - (2014/2018), pela Université Paris 8, com cotutela na Universidade Federal da Bahia, onde tornou-se doutor em Artes Cênicas. Mestre em Artes pela Universidade de Brasília - UnB - (2011/2013). Graduado em Educação Artística - Licenciatura em Artes Cênicas pela mesma instituição - (2000-2004). Possui formação no Laboratoire d'Étude du Mouvement (LEM) na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq. Diretor, dramaturgo, professor, dançarino e ator, suas principais áreas de atuação e interesse são: humor, máscara, direção e interpretação teatral, dramaturgia, teatro, dança e educação. Dirigiu e atuou em vários espetáculos de teatro e dança em Brasília e realizou colaborações artísticas em trabalhos em Paris, França.

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Publicado

2023-10-27

Como Citar

ALMEIDA, Alisson Araújo de. Jogo de máscara no Candomblé como norteador de estratégias de escrituras cênicas. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 28, p. 181–202, 2023. DOI: 10.5965/2595034701282023181. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/24217. Acesso em: 21 nov. 2024.