Formação universitária em teatro de formas animadas

Autores

  • Marek Waszkiel Teatro de Animação de Poznan – Poznan (Polônia)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702142015207

Resumo

Ao longo de setenta anos, o teatro de formas animadas na região da Europa Centro-Oriental se desenvolveu em um ritmo distinto de outros lugares. O surgimento da formação nesta arte foi uma consequência natural da criação de teatros institucionais de formas animadas. As escolas superiores de teatro de formas animadas seguiram o modelo das academias de arte; afinal de contas, estas academias haviam formado artistas, músicos, atores, então por que não bonequeiros? Escolas de nível universitário de formas animadas surgiram na década de 1950 porque, por assim dizer, a realidade do período assim exigiu. Qual é a situação agora? A formação profissional de bonequeiros em longo prazo ainda é interessante, útil, necessária? Quais são os pontos fortes e fracos
do sistema de formação de bonequeiros de nível universitário?

Palavras-chave: Teatro de formas animadas. Formação em arte. Escolas de teatro de formas animadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marek Waszkiel, Teatro de Animação de Poznan – Poznan (Polônia)

Ph.D. historiador, professor na Academia de Teatro
em Varsóvia e Bialystok, Vice-reitor da Academia (1999-2005), diretor do Teatro de Animação em Poznan, Polônia (desde 2014), ex-diretor do Teatro de Bonecos de Bialystok (2005-2012). Coopera com muitos teatros de bonecos, escolas de teatro de formas animadas e festivais em vários países como consultor de Teatro.
 

Downloads

Publicado

2018-03-09

Como Citar

WASZKIEL, Marek. Formação universitária em teatro de formas animadas. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 14, p. 207–218, 2018. DOI: 10.5965/2595034702142015207. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702142015207. Acesso em: 5 nov. 2024.