Ensino da moda: um ensaio sobre processo criativo

Autores

  • Annelise Nani da Fonseca Escola de Comunicação e Arte da Universidade Estadual de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x06112013005

Palavras-chave:

ensino da moda, processo criador, abordagem triangular

Resumo

Este ensaio pretende analisar caminhos do ensino da moda com ênfase no processo criativo. Isso se dará por meio da abordagem triangular de Barbosa (1998), metodologia na qual a autora preconiza os eixos leitura, contextualização e produção para o ensino da arte. Sendo assim, a partir do vértice da contextualização, por meio de leituras do ensino da moda, buscar-se-á observar processo criativo desta, visualizando como a experiência estética pode contribuir para tal fim. Isso objetivando interpretar a relação contexto artístico\ensino de moda\processo criativo, a fim de alicerçar um estudo sobre o processo criador, alocado no vértice da produção, além de criar estratégias de ensino que fomentem a autoria dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. São Paulo, Brasiliense, 1986.

__________________. A Imagem no Ensino da Arte: Anos Oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2008.

__________________. Arte e educação: conflitos e acertos. São Paulo: Max Limonad, 1984.

__________________. Tópicos Utópicos. CArte. Belo Horizonte:1998.

__________________. ArteEducação Contemporânea, Consonâncias Internacionais. 2º ed. São Paulo: Cortez, 2008.

__________________. Inquietações e mudanças no Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2002.

__________________; CUNHA, Fernanda Pereira (orgs.). A Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. Cortez. São Paulo: 2010.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

_________________. Vida para o consumo: A transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

DAMÁSIO, Antônio R.O erro de descartes. São Paulo: Cia das Letas 1996.

DEWEY, Jhon. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DONDIS, A. Dondis. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

DUARTE JR, João Francisco. O sentido dos sentidos. Curitiba: Criar Edições, 2010.

FONSECA, Annelise Nani. Interteias: Processo Criador e Leituras Culturais no Ensino da Moda. Anhembi Morumbi,2011.

LAMPERT, Gracielle. Arte Contemporânea, Cultura Visual e Formação Docente. 2009. São Paulo. Tese de Doutorado. Orientadora: Ana Mae Barbosa.

LIPOVETSK, Gilles. Império do Efêmero: Moda e seu Destino nas sociedades modernas. São Paulo: 2005. 8ª reimpressão.

MORACE, Francesco. Consumo Autoral: As gerações como empresas criativas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

MOROSINI, Piero. 7 Chaves da Imaginação: Seja criativo e descubra como colocar suas ideias em prática. Prumo. São Paulo, 2010.

OLIVEIRA, Ramalho Sandra. Moda Também é Texto. São Paulo: Rosari, 2007.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de criação. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

PIRES, Baduy Dorotéia. Design de moda: Olhares diversos. Estação das Letras e Cores Editora. Barueri, São Paulo, 2008.

READ, Hebert. A educação pela arte. Martins Fontes, São Paulo, 2001.

ROSSI, Wagner Maria Helena. A compreensão do Desenvolvimento Estético. In: PILLAR, Analice Dutra. A Educação do Olhar. Porto Alegre: Mediação, 2009.

Downloads

Publicado

2013-01-01

Como Citar

DA FONSECA, Annelise Nani. Ensino da moda: um ensaio sobre processo criativo. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 05–17, 2013. DOI: 10.5965/1982615x06112013005. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/6508. Acesso em: 5 nov. 2024.