O binômio arte-moda: estratégia de museu para a tendência da moda.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x12242019183

Palavras-chave:

museu, sociologia, arte-moda

Resumo

Este trabalho, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES Brasil), aborda os vínculos entre arte, moda e museu a partir de uma experiência empírica concreta. Apresentam-se a identificação das estratégias criativa italiana da nossa contemporaneidade, sob aspecto da sociologia, estudos estratégicos e design. Assim, oferecer repertorio de conhecimento aos profissionais, estudantes de arte, comunicação, comercio criativo internacional e design de joias. Mostrar que é possível atender o mercado de luxo com o binômio arte-moda de valorização recíproca, como o caso do Museu Bardini e Joias Marco Baroni.

 

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Biografia do Autor

Janaina Luisa Da Silva Moroni, Federal University of Rio Grande do Sul

Professor & Researcher - Possui Bach. graduação em Desenho Industrial, Design, pela Universidade Luterana do Brasil (2001), MBA - Master of Businesss Administration em Gestão Educacional pela mesma universidade (2005); M.Sc. mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Tem experiência na área de Design (ensino, extensão e pesquisa), principalmente nos seguintes temas: design, inovação e processo criativo (material e imaterial em institutos privados, públicos e ONG's). Autora de materiais didáticos e palestrante sobre design, instrumentos, métodos de estímulo criativo. Professora Adjunta, nível 2, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no curso de graduação em design de produto e no curso de graduação em design visual. PESQUISA CAPES: LEONARDO DA VINCI E CRIATIVIDADE. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716846U1

Yazmin Pamela da Silva Moroni, University of El Salvador

Doutoranda em Sociologia pela Universidad Católica Argentina (UCA), Buenos Aires, Argentina, mestrado em Estudos estratégicos pela Universidad de la Defensa Nacional (UNDEF) de Buenos Aires, Argentina, graduação em Comercio Exterior pela Universidade FEEVALE de Novo Hamburgo, Brasil, professora e investigadora da Universidad del Salvador (USAL), Buenos Aires, Argentina, com amplia experiencia em docência e publicações nos temas multidisciplinares das didáticas de comercio internacional, sociologia, moda, design, marketing internacional, investigação de mercados, logística, idiomas, praticas integradas de criação, ciência cognitiva na comunicação, cores, percepção visual, produção gráfica, sinalização, tratamento digital de imagens e programas ADOBE. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4620326D9

Edval Rodrigues de Viveiros, Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium

Doutor e Mestre em Educação para a Ciência, realizado na UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências - Campus de Bauru (estado de São Paulo). No doutorado participou do "Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior", efetuando estágio na Université Paris 8 /Laboratoire Paragraphe (Vincennes Saint-Denis). Os pontos de pesquisa abrangem a aplicação da Neurociência Cognitiva e Psicologia do Desenvolvimento (principalmente a Teoria dos Campos Conceituais). Dentro disto, o foco de investigação tem sido em relação ao estudo dos processos de conceitualização, representação semiótica e análise do mecanismo da cognição. Atualmente é docente nos cursos de Engenharia Elétrica, Mecatrônica, Mecânica, Bioprocessos, Computação e Civil do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, UNISALESIANO, Araçatuba. Na docência no ensino superior privilegia o uso de Metodologias Ativas, como PBL, TBL, Design Thinking, Flipped Classroom, Peer Instruction e outras, participando do Consórcio STHEM Brasil, e LASPAU Harvard.

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Publicado

2019-03-31

Como Citar

MORONI, Janaina Luisa Da Silva; MORONI, Yazmin Pamela da Silva; VIVEIROS, Edval Rodrigues de. O binômio arte-moda: estratégia de museu para a tendência da moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 12, n. 24, p. 183–205, 2019. DOI: 10.5965/1982615x12242019183. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/13233. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

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