O binômio arte-moda: estratégia de museu para a tendência da moda.
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x12242019183Palavras-chave:
museu, sociologia, arte-modaResumo
Este trabalho, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES Brasil), aborda os vínculos entre arte, moda e museu a partir de uma experiência empírica concreta. Apresentam-se a identificação das estratégias criativa italiana da nossa contemporaneidade, sob aspecto da sociologia, estudos estratégicos e design. Assim, oferecer repertorio de conhecimento aos profissionais, estudantes de arte, comunicação, comercio criativo internacional e design de joias. Mostrar que é possível atender o mercado de luxo com o binômio arte-moda de valorização recíproca, como o caso do Museu Bardini e Joias Marco Baroni.
Downloads
Referências
ARANDA HUETE, Amelia Maria. La joya histórica como objeto de arte. Problemas de conservación. Ge-conservacion, n. 8, p. 154-160, 2015.
ALESSI, Chiara. Dopo gli anni Zero: il nuovo design italiano. Roma: Editori Laterza, 2014.
ARBELETA MIRA, Letizia. Las joyas reales de la Monarquía Hispánica: una aproximación iconográfica. Aurea quersonero: estudios sobre la plata iberoamericana XVI-XIX, 2014.
AVELLANEDA, Diana. De perfumes eu brillan y joyas que huelen: Objetos de la moda y talismãs de la fe. Cuadernos de Estudios en Diseño y Comunicación. Ensayos. n. 44, p. 27-42, 2013.
BALAGUERA, Yina Lissete Satisteban. La influencia de los materiales en el significado de la joya. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Ensayos. n. 46, p. 115-153, 2013.
BARTHES, Roland. The Rhetoric of the Image: Image, Musica, Text [trans. S. Heath, 1977]. London: Fontana, 1964.
BARTHES, Roland. De las joyas a la bisuteria. El sistema de la moda y otros escritos. Buenos Aires: Paidos, 2003.
BARONI, Marco. Linea Marco B. Disponível em: < http://www.marcobaronifirenze.com/linea-marco-b/>. Acesso em: 20 mai. 2018a.
BARONI, Marco. Bracciale in oro ispirato su Firenze. Disponível em: < http://www.marcobaronifirenze.com/gioielli/gioiello-marco-baroni-2-2-2/>. Acesso em: 20 mai. 2018b.
BARONI, Marco. Giglio oro e anello di diamante. Disponível em: < http://www.marcobaronifirenze.com/gioielli/giglio-oro-anello-diamante/>. Acesso em: 20 maio 2018c.
BARONI, Marco. Alta Gioielleria Marco Baroni: gioielli serie Fornelle - Museo Stefano Bardini. Disponível em: <http://www.marcobaronifirenze.com/>. Acesso em: 20 mai. 2018d.
PENN, Gemma. Capítulo 13: Analise Semiótica de Imagens Paradas. p. 319-342. In BAUER, Martin.; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com texto, Imagem e Som: Um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
BECKER, Howard. Art worlds. Berkeley: University of California Press, 1982.
BIEDERMAN, H. Diccionario de símbolos. Buenos Aires: Paidos, 1993.
BRUCE-MILFORD, M. El libro ilustrado de los símbolos y signos. Colonia del Valle, Mexico: Diana, 1997.
CASTELNUOVO-TEDESCO, Lisbeth, SOULTANIAN, Jack. Italian Medieval Sculpture. New York: Metropolitan Museum of Art, Yale University Press, New Haven and London, 2010.
CODINA, Charles. La Joyeria. Barcelona: Parramond, 2006.
COLOMBO, Paul y CABALLOS, Alberto; MORA, Emanuela. Redactores de belleza - Art Crafts de la moda italiana. Venecia: Marsilio Publishers, 2013.
CRANE, Diana. Ensaios sobre moda, arte e globalização cultural. Organizadora: Maria Lucia Bueno. São Paulo: Ed. Senac, 2011.
DUBOIS, B., LAURENT, G., CZELLAR, S. Consumer rapport top luxury: Analyzing complex and ambivalent attitudes. Working Paper Series: 7, 36, Paris, 2001.
ERNER, Guillaume. Sociología de las tendencias. Barcelona: Ed. Gustavo Gilli, 2010.
FRIGERIO, Luca. Bestiario medievale, animali simbolici nell’arte cristiana. Milano: Ed. Ancora, 2010.
LAGHEZZA, E; LUCCHESE, F. Il design italiano attraverso moda, arte, cinema, grafica e música dal Secondo Dopoguerra al 1969. Dada Rivista di Antropologia post-globale, semestrale n. 1, 2016.
MARÍN, A. L. Sociología: el estudio de la realidad social. Pamplona: Ediciones Universidad de Navarra, S.A, 2011.
MEDINA GÒMEZ, Andrea; HERNANDIS ORTUÑO, Bernabé. La relación artesanía – diseño a través del producto jovauna persectiva histórico – técnica. Periodical Iconofacto, n. 10, p. 66-87, 2012.
NESI, Antonella; SERAFINI, Francesca. Museo Bardini: Guida alla visita del museo a cura di Antonella Nesi. Musei del collezionismo storico, p.1-300, jan. 2011. Disponível em: < https://issuu.com/piccoligrandimusei/docs/vf_museo_stefano_bardini_imp> Acesso em 21 jun. 2018.
PISCITELLI, A. M. Moda y sociedad. En: Balzano Silvia (compiladora). De la nueva cuestión social al cuidado y a la sociabilidad. Buenos Aires: EDUCA, 2011.
RIZZI, Alberto. Appunti per uno studio sulle patere veneziane, in Antichità viva, XIII, n. 6, p.32-43, 1974.
RIZZI, Alberto. ‘Catalogue’. In Zygmunt Swiechowski, Alberto Rizzi, and Richard Hamann-MacLean, Romanische Reliefs von venezianischen Fassaden: ‘Patere e Fornelle’, pp. 29-226 Forschungen zur kunstgeschichte und christlichen Archaologie Wiesbaden, 1982.
RIZZI, Alberto. Scultura eterna a Venezia: corpus delle sculture erratiche all’aperto di Venezia e della sua laguna, 1987.
RÍOS LLORET, Rosa E. Centinelas del bienestar. Joyas protectoras en la pintura española del Renacimiento y Barroco. II Congreso Europeo de Joyería: Vestir las Joyas. Modas y modelos, 2015.
RUMSCHISKY TERMINIELLO, Ana María. El valor de la utilización de personajes famosos en la comunicación publicitaria: un análisis cuantitativo de precios para un producto de moda. 2009. Tese (Doutorado). Universidade Complutense de Madri, Madri, Espanha.
SENSINI, Francesca. “Presque au-delà de la mode” La semiótica di genere nel linguaggio di Prada. Cahiers d’etudes italiennes, Società, culture, rappresentazioni. v. 1, n. 16, p. 135-155, 2013.
SUÁREZ GAVIRIA, Lorenza. Artesanía: História, concepto y dinámicas adaptativas a través de la cadena oro-joya. Revista académica e institucional de la UCPR, n. 94), p. 38-50, 2014.
TARTAGLIA, Annamaria; MARINOZZI, Gian. Il lusso…magia e marketing. Presente e futuro del superfluo indispensabile. Milano: Franco Angeli, 2006.
VOGUE ITALIA. Look del Giorno. Marc Anthony. Disponível em: < http://www.vogue.it/uomo-vogue/look-del-giorno/2011/08/marc-anthony?refresh_ce=>. Acesso em 25 mai. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Yazmin Pamela Da Silva Moroni, Janaina Luisa Da Silva Moroni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.