Da formulação dos direitos à sua concretização: as con(tra)dições implicadas nas relações de ensino no processo de alfabetização

Autores

  • Ana Luiza Bustamante Smolka Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826612025015

Palavras-chave:

direito à educação, condições de desenvolvimento humano, relações de ensino, práticas escolares, perspectiva histórico-cultural

Resumo

Este texto tem como propósito compartilhar e provocar reflexões sobre o Direito à Leitura e à Escrita, temática norteadora do VI Congresso Brasileiro de Alfabetização, realizado em 2023, em Belém do Pará. Mobilizando memórias de lutas e conquistas no período de redemocratização no país, a autora aponta para as contradições que permeiam a proclamação dos direitos humanos; pondera sobre a diversidade e a desigualdade das condições concretas de vida; problematiza as mudanças implicadas na passagem da formulação do direito à educação básica para o direito de aprender; e defende o compromisso primordial de humanização no trabalho de alfabetização, argumentando que o direito à leitura e à escrita se realiza na complexidade das relações de ensino, no trabalho e nos gestos mínimos de professoras/es alfabetizadoras/es, na heterogeneidade e na singularidade dos modos de apropriação da cultura e do conhecimento pelas crianças, na criação de projetos coletivos de trabalho que possam engajar afetiva e efetivamente as crianças em atividades colaborativas e significativas nas práticas escolares.

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Publicado

29-08-2025

Como Citar

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Da formulação dos direitos à sua concretização: as con(tra)dições implicadas nas relações de ensino no processo de alfabetização. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 61, p. 15–40, 2025. DOI: 10.5965/1984723826612025015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/27673. Acesso em: 3 set. 2025.