Médicos que formam médicos: os saberes mobilizados e os desafios da prática no cotidiano da docência
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723825582024358Palavras-chave:
médico professor, saberes docentes, ensino superiorResumo
Concentrado na constituição da profissionalidade de médicos que formam outros médicos, este artigo objetiva analisar os saberes mobilizados e os desafios da prática no cotidiano da docência. O procedimento técnico utilizado foi o de Estudo de Caso e o espaço de observação a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Rio Grande. A pesquisa, de cunho qualitativo e com característica exploratória, teve a coleta da materialidade empírica através de entrevista semiestruturadas com dez médicos professores do curso e a análise de dados ancorada na metodologia da Análise Textual Discursiva, com base em uma sequência de três procedimentos: desconstrução de textos, unitarização e categorização, por meio da qual se capta o novo emergente e, com isso, a nova compreensão é validada e comunicada. O trabalho indica desafios enfrentados pelos docentes da área, sobretudo no que consiste a carência de formação pedagógica adequada para atuarem no ensino superior. Ainda, aponta que utilizam saberes de conhecimento específico ou técnico, saberes experienciais, saberes pessoais e tentam suprir a falta de saberes pedagógicos através de cursos na área da educação, através de Mestrado e Doutorado e com a reflexão constante sobre seu papel docente. Destacamos a necessidade de preocupação e incentivo por parte da Universidade para formação pedagógica dos professores, principalmente antes de iniciar a docência ou em mudanças curriculares.
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