Manifesto dos Pioneiros e perspectiva de gênero: Noemy, Cecília e Armanda, as mulheres que impactaram a Educação na década de 1930
Resumo
O propósito deste estudo é refletir a respeito do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932, analisando a papel feminino na cena histórica proposta à reflexão. A pesquisa bibliográfica norteia-se por duas questões: Em que contexto histórico o Manifesto dos Pioneiros foi produzido? Quem foram as três mulheres signatárias de tão importante documento? Os resultados indicam que o Manifesto esteve presente e ajudou a desenhar as iniciativas, as escritas, os desejos das signatárias, que conseguiram transpor as barreiras de serem apenas esposas, mães e senhoras do lar, quer seja por necessidade ou decisão própria, e foram conquistando um espaço maior, passando a ser tratadas politicamente, ocupando cargos que somente homens haviam ocupado na esfera pública e deixando seu legado para a História.
Palavras-chave: Educação Nova. Educação-Brasil. Mulheres.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.