Planejamento do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em uma escola Kokama

Autores

  • Hellen Picanço Simas Universidade Federal do Amazonas image/svg+xml
  • Rauciele da Silva Cazuza Universidade Federal do Amazonas
  • Sue Anne Guimarães Cursino Pessoa Universidade Federal do Amazonas image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826612025167

Palavras-chave:

formação de professores, escola indígena, leitura, escrita

Resumo

Este estudo analisa a prática docente de professores Kokama e o processo de planejamento do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita de estudantes Kokama do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Indígena Bom Jesus, da comunidade Kokama São José do Taracuá, localizada no rio Mineruá, médio rio Solimões, município de Fonte Boa, estado do Amazonas. A fundamentação teórica é formada por estudos de Altaci Rubim (2016, 2020 e 2023), Gersem Luciano (2006), Roxane Rojo (2009) e Emília Ferreiro (1996). Os dados foram gerados entre os meses de julho e agosto de 2023, sendo o corpus de estudo formado por planos de aula, observação de aula e entrevista com duas professoras. Esses dados foram tratados qualitativamente e os resultados apontaram que os planos de aulas estão bem estruturados e partem da realidade Kokama para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita; as observações mostraram que, apesar das dificuldades, há a tentativa de desenvolver as aulas de forma a considerar a interculturalidade e os processos próprios de aprendizagem do povo em estudo. As observações também mostraram que a maioria dos estudantes avança de ano sem estar alfabetizada e/ou letrada. Por sua vez, as entrevistas revelam a necessidade de formação continuada para as docentes, principalmente na área de Letras; há necessidade da participação da família como parte essencial no referido processo de ensino-aprendizagem escolar e, por fim, constatou-se, por meio das entrevistas, que a matriz curricular para as escolas indígenas do estado do Amazonas se apresenta, em grande parte, como modelo voltado às escolas não indígenas, não atendendo às necessidades da escola Kokama.

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Biografia do Autor

Rauciele da Silva Cazuza, Universidade Federal do Amazonas

 

                                                                                                   

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Publicado

29-08-2025

Como Citar

SIMAS, Hellen Picanço; CAZUZA, Rauciele da Silva; PESSOA, Sue Anne Guimarães Cursino. Planejamento do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita em uma escola Kokama. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 61, p. 167–200, 2025. DOI: 10.5965/1984723826612025167. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/27678. Acesso em: 3 set. 2025.