Discurso e ideologia no “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”: governança em rede e os desafios da privatização na educação na formação de alfabetizadores

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723826612025114

Mots-clés :

política educacional, discurso, ideologia

Résumé

Este artigo discute o caráter discursivo-ideológico enunciado com a instituição do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - CNCA, considerando os modos como o discurso oficial se materializa na/pela atuação da referida política em ação, em cada uma das etapas iniciais da educação básica. Para os anos iniciais do ensino fundamental a implementação do CNCA tem sido realizada pelas redes de ensino na relação público-privado, com a gestão do eixo formação por parte dos institutos e empresas privadas. Na educação infantil, o eixo formação se materializa no reestabelecimento da parceria entre MEC-Redes-Universidades, em que estas últimas são as responsáveis pela formação dos professores dos grupos de quatro e cinco anos. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos do ciclo de políticas de Ball, dos estudos sobre discurso e ideologia amparados em Bakhtin e Volóchinov, bem como nos “moldes” de uma Etnografia de Rede proposta por Avelar e Ball, lançou-se o olhar para os documentos que instauram o CNCA, observando-se como tais discursos ideologicamente diferem entre si e qual a lógica argumentativa que assegura a diferença na organização e gestão de uma política que se “desdobra” em duas, que instaura explicitamente, em nível nacional, o atravessamento de uma mudança de noção de governo para de governança em rede.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

APPLE, Michel W. Educating the 'right' way: markets, standards, God, and inequality. 2nd ed. New York: Routledge, 2006.

APPLE, Michel W. Ideology and curriculum. 3rd ed. New York: Routledge, 2004.

AVELAR, Marina; BALL, Stephen J. Etnografia de rede: mudanças de perspectivas, abordagens e métodos para analisar a nova governança educacional. In: BALL, Stephen MAINARDES, Jefferson (orgs.). Pesquisa em políticas educacionais: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2024. p. 19-45.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 99-116, 2001.

BALL, Stephen J.; OLMEDO, Antonio. Cuidado de si, resistência e subjetividade sob governamentalidades neoliberais. Critical Studies in Education, [s. l.], v. 54, n. 1, p. 85-96, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17508487.2013.740678. Acesso em: 01 jun. 2025.

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette; HOSKINS, Kate. Policy subject and policy actors in schools: some necessary but insufficient analyses. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, [s. l.], v. 32, n. 4, p. 611-624, 2011a. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/233202724_Policy_subjects_and_policy_actors_in_schools_Some_necessary_but_insufficient_analyses. Acesso em: 01 jun. 2025.

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette; HOSKINS, Kate. Policy actors: doing policy work in schools. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, [s. l.], v. 32, n. 4, p. 625-639. 2011b. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/232870259_Policy_actors_Doing_policy_work_in_schools. Acesso em: 01 jun. 2025.

BARBER, Michael. Instruction to deliver: fighting to transform Britain's public services. Londres: Methuen, 2007.

BEVIR, Mark. Governança democrática: uma genealogia. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 19, n. 39, p. 103-114, jun. 2011.

BRASIL. Portaria MEC nº 85, de 31 de janeiro de 2025. Institui o programa de formação continuada leitura e escrita na educação infantil - pro-LEEI no âmbito do compromisso nacional criança alfabetizada. Brasília, DF: MEC, 2025. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada/ Demanda1614PORTARIAMECN85DE31DEJANEIRODE2025.pdf. Acesso em: 01 jun. 2025.

BRASIL. Coleção leitura e escrita na educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2016.

BRASIL. Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023. Institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Brasília, DF: Presidência da República, 2023. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-11.556-de-12-de-junho-de-2023-489126833. Acesso em: 01 maio 2025.

BRASIL. Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Brasília, DF: MEC, [2024a]. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/institucionais/compromisso-nacional-crianca-alfabetizada.pdf. Acesso em: 01 jun. 2025.

BRASIL. Orientações para a formulação e implementação das estratégias de formação continuada no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Brasília, DF: MEC, [2024b]. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada/pdf/orientacoes_formacao_continuada.pdf. Acesso em: 01 jun. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, DF: MEC: SEALF, 2019.

BRASIL. Orientações sobre o desenho da governança e o funcionamento do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Brasília, DF: MEC, 2024c. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada/pdf/703.OrientaesCeeced.pdf. Acesso em: 01 jun. 2025.

BRASIL. Portaria nº 503, de 28 de maio de 2020. Institui a Política de Governança do Ministério da Educação - MEC e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-503-de-28-de-maio-de-2020-259143588. Acesso em: 01 maio 2025.

BRASIL. Projeto de Lei nº 2.614, de 2024. Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034. Brasília, DF: MEC, 2024d. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2443432&filename=PL%202614/2024. Acesso em: 01 maio 2025.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 jun. 2025.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FREITAS, Luiz Carlos. A reforma empresarial da educação: novas direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GIROUX, Henry. A. Teoria e resistência em educação: uma pedagogia para a oposição. 2. ed. São Paulo: Vozes, 1986.

HOSTINS, Regina Célia Linhares; ROCHADEL, Olívia. Contribuições de Stephen Ball para o campo das políticas educacionais. Revista on line de Políticas e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 1, p. 61-84, jan./abr., 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.11947. Acesso em: 01 jun. 2025.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

LEITE, Carlinda. Por uma escola curricularmente inteligente. Porto: Edições ASA, 2003.

MAINARDES, Jefferson.; MARCONDES, Maria Inês. Entrevista com Sthephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, 2009.

MIOTELLO, Valdemir. Ideologia. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos chaves. São Paulo: Contexto, 2005. p. 167-176.

MUNIZ, Darluce A. de Queiroz; SILVA, Marcelo S. Pereira; LEAL, Lyvia Fernanda; BORGES, Raquel Silva. Neoliberalismo e educação: origem, movimento e resistência. Revista de Estudos Interdisciplinares, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 70-88, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.589. Acesso em: 01 maio 20205.

SANTOS, Adriana Cavalcanti. LEITE, Carlinda. Políticas Curriculares em Portugal: fronteiras e tensões entre prescrição, autonomia e flexibilidade. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 18, n. 3, p. 836-856, set./dez. 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/162557749.pdf. Acesso em: 01 jun. 2025.

SANTOS, Adriana Cavalcanti; LEITE, Carlinda. Professor agente de decisão curricular: uma scriptura em Portugal/The Teacher as an Agent of Curricular Decision: A Policy in Portugal, Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, [s. l.], v. 13, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://revistas.javeriana.edu.co/files-articulos/MAGIS/13(2020)/ 281068067009/index.html. Acesso em: 01 maio 2025.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

VAN DIJK, Teun A. O poder do discurso. Amsterdam: John Benjamins, 2001. Disponível em: https://ppgletras.ufv.br/wp-content/uploads/2021/10/Artigo-Teun-van-Dijk-Discurso-e-Manipulacao-2008.pdf. Acesso em: 01 jun. 2025.

VIEIRA FILHO, Vanderlei José Valim; GONÇALVES, Fábio Peres. Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 39, e87137, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-0411.87137. Acesso em: 01 maio 2025.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

Téléchargements

Publiée

2025-08-29

Comment citer

SANTOS, Jânio Nunes dos; SANTOS, Adriana Cavalcanti dos; MARINHO, Paulo. Discurso e ideologia no “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”: governança em rede e os desafios da privatização na educação na formação de alfabetizadores. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 61, p. 114–139, 2025. DOI: 10.5965/1984723826612025114. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/27677. Acesso em: 3 sept. 2025.