OS EIXOS DE ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E A PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA <em> SYLLABUS ORGANIZATIONAL AXES AND THE PROBLEMATIZATION OF PHILOSOPHY TEACHING </em>

Auteurs

  • José Benedito de Almeida Júnior Universidade Federal de Uberlândia

Résumé

Este artigo analisará dois aspectos do ensino de filosofia. Na primeira parte apresentaremos uma reflexão sobre o trabalho com os eixos de organização dos conteúdos de Filosofia para o Ensino Médio. Tendo em vista que, em geral, os estudiosos consideram a existência de dois eixos: Temas e História da Filosofia. Propomos, então, a concepção de três eixos: Temas, História e Áreas da Filosofia. Na segunda parte do artigo, trataremos das questões relativas à problematização como uma abordagem didática que pode ou não ser utilizada pelo professor em qualquer um dos eixos estruturais dos conteúdos, dessa forma, não consideramos a problematização um eixo orientador dos conteúdos de Filosofia. Palavras-chave: Filosofia. Ensino de Filosofia. Conteúdos de Filosofia. Problematização.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José Benedito de Almeida Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Filosofia e professor do Instituto e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia.

Téléchargements

Publiée

2012-06-26

Comment citer

DE ALMEIDA JÚNIOR, José Benedito. OS EIXOS DE ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E A PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA <em> SYLLABUS ORGANIZATIONAL AXES AND THE PROBLEMATIZATION OF PHILOSOPHY TEACHING </em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 24–39, 2012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2719. Acesso em: 4 déc. 2024.