Ensino de Ciências na Educação Infantil: pressupostos para o desenvolvimento da alfabetização científica na escola

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723825572024039

Mots-clés :

ensino de ciências, educação infantil, alfabetização científica, infância e natureza

Résumé

Este artigo debate os pressupostos do ensino de Ciências para a Educação Infantil, destacando-se a importância de ampliar a relação entre infância e natureza na contemporaneidade para o desenvolvimento da alfabetização científica no contexto escolar. O trabalho defende a tese que afirma, em síntese, que o ensino de Ciências deve estar pautado na exploração do potencial pedagógico dos ambientes naturais para o aprendizado sobre os fenômenos da natureza e a promoção da alfabetização científica no âmbito da referida etapa de escolarização. A metodologia é de cunho qualitativo, pautada na pesquisa bibliográfica, bem como na análise documental, especialmente, da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017). As reflexões propostas integram a compreensão de que os campos de experiências, descritos na BNCC, incluem princípios e propostas pedagógicas que coadunam para a promoção da alfabetização científica na Educação Infantil. Além disso, os argumentos apontam que o ensino de Ciências contribui para estimular, nas crianças, a curiosidade, a criticidade, a investigação e a descoberta dos fenômenos naturais, refletindo sobre as relações entre os seres humanos e a natureza, no intuito de mobilizar atitudes de preservação do meio ambiente. Neste contexto, explorar a alfabetização científica na escola deve propiciar a compreensão da utilidade e intervenção do conhecimento científico em episódios que integram o cotidiano das crianças.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARCE, A.; SILVA, D.; VAROTTO, M. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3 v.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC/SEF, 1971.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm.

Acesso em: 2 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf.

Acesso em: 9 set. 2022.

BRASIL. Lei 9. 795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm

Acesso em: 14 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

Acesso em: 14 set. 2022.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

COSTA, E. G.; ALMEIDA, A. C. P. C. Ensino de Ciências na educação infantil em uma abordagem CTS: possibilidades lúdicas para uma formação cidadã. Ananindeua, PA: Itacaiúnas, 2020. Disponível em:

file:///C:/Users/Usuario/Downloads/Ensino%20de%20Cie%CC%82ncias%20na%20Educac%CC%A7a%CC%83o%20Infantil%20em%20uma%20Abordagem%20CTS_%20possibilidades%20lu%CC%81dicas%20para%20uma%20formac%CC%A7a%CC%83o%20cidada%CC%83.%20(1).pdf.

Acesso em: 24 out. 2022.

COSTA, E. G.; ALMEIDA, A. C. P. C. Ensino de Ciências na educação infantil: uma proposta lúdica na abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Ciência & Educação. Bauru, v. 27, e21043, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/YXgySDyprZJXPQJg76T6fNn/?format=pdf&lang=pt.

Acesso em: 20 out. 2022.

HARLAN, J.; RIVKIN, M. Ciências na educação infantil: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LIMA, M. E.; SANTOS, M. B. Ciências da natureza na educação infantil. 2. ed. Belo Horizonte: Fino Traço: UFMG, 2018.

LORENZETTI, L. A promoção e avaliação da alfabetização científica nos anos iniciais. In: VIVEIRO, A.; MEGID NETO, J. (org.). Ensino de Ciências para crianças: fundamentos, práticas e formação de professores. Itapetininga: Edições Hipótese, 2020.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 45-61, jan./jun. 2001. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/epec/a/N36pNx6vryxdGmDLf76mNDH/?format=pdf&lang=pt

Acesso em: 19 out. 2022.

OLIVEIRA, C. T. Educação infantil e a Base Nacional Comum Curricular: aprendizagens para o ensino de ciências da natureza. In: ALVES, A. M. M.; OLIVEIRA, C. T.; FERREIRE, C. R. G. (org.). O PNAIC enquanto política pública e as múltiplas possibilidades de trabalho pedagógico com as crianças da educação infantil ao ciclo de alfabetização. Porto Alegre: Evangraf, 2021. p. 89-102.

PAVÃO, A. C. Ensinar Ciências fazendo Ciência. In: PAVÃO, A.; FREITAS, D. Quanta Ciência há no ensino de Ciências. São Paulo: EDUFSCar, 2011. p. 15-23.

SOUZA, C. R. A Ciência na Educação Infantil: uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidos por educadores infantis. 152 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação de Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

TIRIBA, L. Educação infantil como direito e alegria: em busca de pedagogias ecológicas, populares e libertárias. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

VIECHENESKI, J.; LORENZETTI, L.; CARLETTO, M. R. Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 3, p. 853-879, 2012. Disponível em:

https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3470/2182.

Acesso em: 21 out. 2022.

VÉRA, A. F. Ciências da natureza na educação infantil: um estudo sobre a prática docente. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2017. 96 f.

ZANCUL, M. C. S. Ensino de Ciências para crianças: alguns apontamentos para reflexões. In: VIVEIRO, A. A.; MEGID NETO, J. (org.). Ensino de Ciências para crianças: fundamentos, práticas e formação de professores. Itapetininga: Edições Hipótese, 2020. p. 27-44.

ZUQUIERI, R. C. O ensino de Ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica. 201 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual “Julio de Mesquita Filho”, Unesp, Bauru, 2007. Disponível em:

http://hdl.handle.net/11449/90857. Acesso em: 19 out. 2022.

Téléchargements

Publiée

2024-04-03

Comment citer

OLIVEIRA, Caroline Terra de. Ensino de Ciências na Educação Infantil: pressupostos para o desenvolvimento da alfabetização científica na escola. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 57, p. 39–62, 2024. DOI: 10.5965/1984723825572024039. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25270. Acesso em: 23 nov. 2024.