Formação continuada na Educação Infantil a partir da BNCC: percepções docentes

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723825572024227

Mots-clés :

educação infantil, Base Nacional Comum Curricular, formação continuada

Résumé

As reflexões expressas neste estudo têm como objetivo problematizar as percepções dos professores de Educação Infantil no que tange às possibilidades e desafios da formação continuada a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no município de Mallet/PR. O estudo toma como referência documentos legitimadores do direito à Educação Infantil construídos historicamente e produções científicas sobre a temática. Para a geração dos dados, foi realizada entrevista semiestruturada com uma amostra de professores, assim como a aplicação de um questionário para todos os docentes da Educação Infantil, que atuavam na localidade no ano de 2021. A pesquisa aponta que as formações continuadas se mostraram como momentos oportunos para que os profissionais pudessem conhecer e discutir conjuntamente as disposições do documento. Dentre as principais possibilidades desencadeadas pela formação, estiveram a compreensão do que dispõe o documento e a sua forma de orientar a prática pedagógica; o entendimento do material como referência para nortear as ações no âmbito escolar; e a oportunidade para reflexão sobre as práticas desenvolvidas a fim de aperfeiçoar o trabalho docente. Quanto aos principais desafios elencados pelos professores, estão o uso dos recursos tecnológicos, a falta de estrutura física das escolas e o distanciamento daquilo que está proposto pelo documento e a realidade vivida pelas instituições de ensino. Ressalta-se a importância de ampliar e diversificar as oportunidades de processos formativos, principalmente no ambiente escolar, a fim de proporcionar aos professores espaço de debate e reflexão acerca dos objetivos e finalidades da Educação Infantil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Danieli Bachtchen, Secretaria Municipal de Educação de Mallet

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO.  Pedagoga na rede municipal de Mallet/PR, Brasil.

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Pós-doutorado em Educação na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR, Brasil.

Références

ABRAMOWICZ, Anete; CRUZ, Ana Cristina J.; MORUZZI, Andrea Braga. Alguns apontamentos: a quem interessa a base nacional comum curricular para a educação infantil? Debates em Educação, Maceió, v. 8, n. 16, p. 46-65, jul./dez. 2016. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2385. Acesso em: 19 jun. 2021.

AGOSTINI, Camila Chiodi. As artes de governar o currículo da educação infantil: a Base Nacional Comum Curricular em discussão. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Erechim, 2017. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/1566/1/AGOSTINI.pdf. Acesso em: 15 abr. 2022.

ANJOS, Cleriston Izidro dos; PEREIRA, Fábio Hoffmann. Educação infantil em tempos de pandemia: outros desafios para os direitos, as políticas e as pedagogias das infâncias. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, p. 3-20, jan. 2021. Número especial. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79179. Acesso em: 28 abr. 2021.

ARIOSI, Cinthia Magda Fernandes. A Base Nacional Comum Curricular para educação infantil e os campos de experiência: reflexões conceituais entre Brasil. Humanidades e Inovação, Palmas, v. 6, n. 15, p. 241-356, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1486. Acesso em: 07 jan. 2022.

BARBOSA, Raquel Firmino Magalhães; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; MELLO, André da Silva. A educação infantil na Base Nacional Comum Curricular: avanços e retrocessos. Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 6, n. 10, p. 147-172, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32667. Acesso em: 19 jun. 2021.

BARBOSA, Ivone Garcia; SILVEIRA, Telma Aparecida Teles Martins; SOARES, Marcos Antônio. A BNCC da educação infantil e suas contradições: regulação versus autonomia. Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 77-90, jan./maio 2019. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/979/pdf. Acesso em: 21 fev. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. 600 p. Disponível em: http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 16 mai. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2010. 40 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 16 mai. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 mai. 2021.

CÂNDIDO, Rita de Kássia; GENTILINI, João Augusto. Base Curricular Nacional: reflexões sobre autonomia escolar e o projeto político-pedagógico. RBPAE, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 323-336, maio/ago. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/70269. Acesso em: 21 jan. 2022.

CRUZ, Lilian Moreira; MENEZES, Claudia Celeste Lima Costa; COELHO, Lívia Andrade. Formação continuada de professores/as da educação infantil num contexto pandêmico: reflexões freirianas. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 47, p. 1-22, ago. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9426. Acesso em: 05 fev. 2022.

D’ÁVILA, Jaqueline Boeno. As influências dos agentes públicos e privados no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, 2018.

FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres; CAMÕES, Maria Clara de Lima Santiago; DRUMMOND, Rosalva de Cássia Rita. Produções curriculares e educação infantil: apostas ou garantias? Eccos - Revista Científica, São Paulo, n. 59, p. 1-19, out./dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n59.13657. Acesso em: 05 fev. 2022.

GUIMARÃES, Celia Maria. A história da atenção à criança e da infância no Brasil e o surgimento da creche e da pré-escola. Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 80-142, set./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017081. Acesso em: 21 jan. 2022.

LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; BACHTCHEN, Danieli; MACHADO, Leandra Souza. Pandemia, Educação Infantil e crianças: um tempo de incertezas. In: CARDOZO, Poliana Fabíola; SANTINELLO, Jamile; SILVA, Jefferson Olivatto da; GEHRKE, Marcos (orgs.). Práticas e saberes pedagógicos: dimensões da educação brasileira. Guarapuava: Apprehendere, 2021. p. 141-150.

MAGALHÃES, Cassiana; LAZARETTI, Lucineia Maria; PASQUALINI, Juliana Campregher. Distanciamento das conquistas históricas da educação infantil: reflexões sobre a atividade pedagógica em tempos de confinamento. Humanidades e Inovação, Palmas, v. 8, n. 34, p. 107-116, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4325. Acesso em: 28 abr. 2022.

MARQUES, Circe Mara; PEGORARO, Ludimar; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Do assistencialismo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC): movimentos legais e políticos na Educação Infantil. Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 255-280, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019255. Acesso em: 21 jan. 2022.

NÓVOA, Antonio. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa Alameda da Universidade de Lisboa, 2009.

NUNES, Maria Fernanda.; KRAMER, Sônia. Educação infantil e expansão da escolaridade obrigatória: questões para a política, a formação e a pesquisa. In: KRAMER, Sônia; NUNES, Maria Fernanda.; CARVALHO, Maria Cristina. (orgs.). Educação infantil: formação e responsabilidade. Campinas: Papirus, 2013. p. 31-47.

OLIVEIRA, Poliana Ferreira de. Políticas curriculares para a educação infantil: o caso da BNCC 2015-2017. 2019. 205 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na Educação Infantil: mais que a atividade, a criança em foco! In: OSTETTO, Luciana Esmeralda. (org.). Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. Campinas: Papirus, 2000. p. 174-200.

PASQUALINI, Juliana Campregher; MARTINS, Lígia Márcia. Currículo por campos de experiência na Educação Infantil: ainda é possível preservar o ensino desenvolvente? RPGE– Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 425-447, maio/ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13312. Acesso em: 22 abr. 2022.

RIBEIRO, Josivânia Sousa Costa; PINHO, Maria José de. Formação continuada dos docentes da educação infantil em uma perspectiva complexa e transdisciplinar. Humanidades e Inovação, Palmas, v. 6, n. 10, p. 76-88, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1080. Acesso em: 20 jan. 2022.

SANTIAGO, Flávio; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Currículo é responsabilidade: discussão contemporânea na Itália. Debates em Educação, Maceió, v. 8, n. 16, p. 89-117, jul./dez. 2016. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2408/2187. Acesso em: 24 mai. 2021.

SANTOS, Humberto Corrêa dos. Professora não é tia: professora é educadora. Revista Estação Científica, Juiz de Fora, n. 13, jan./jun. 2015. Disponível em: https://portal.estacio.br/docs%5Crevista_estacao_cientifica/09-13.pdf. Acesso em: 01 maio 2022.

SILVA, Marcelo Oliveira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de; LOPES, Amanda de Oliveira. Os manuais e a pedagogização da docência na Educação Infantil. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 29, n. 2, p. 177-191, maio/ago. 2021. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/14327. Acesso em: 21 fev. 2022.

SIMIANO, Luciane Padini; SIMÃO, Marcia Buss. Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil: entre desafios e possibilidades dos campos de experiência educativa. EccoS Revista Científica, São Paulo, n. 41, p. 77-90, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6799/3422. Acesso em: 15 jan. 2022.

Téléchargements

Publiée

2024-04-03

Comment citer

BACHTCHEN, Danieli; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. Formação continuada na Educação Infantil a partir da BNCC: percepções docentes. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 57, p. 227–256, 2024. DOI: 10.5965/1984723825572024227. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24139. Acesso em: 17 juill. 2024.