Financiamento da educação x transparência pública: reflexões sobre a execução orçamentária

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DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723824542023170

Mots-clés :

financiamento da educação, transparência pública, execução orçamentária

Résumé

O artigo discute a transparência do Relatório Resumido de Execução Orçamentária – RREO, procurando evidenciar como são disponibilizadas as informações referentes aos recursos da educação no período de 2007-2020. Dessa forma, são apresentados resultados da pesquisa realizada a partir dos Portais da Transparência, do Poder Executivo, dos municípios que compõem o primeiro anel metropolitano de Curitiba[1], procurando-se observar a forma como o “Anexo 8 - Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino” é disponibilizado nesses portais e que tipo de informações ele contém. O estudo sustenta-se no construto do conceito de transparência pública que propõe a junção da publicidade dos dados e da inteligibilidade das informações disponibilizadas. Assim, a metodologia adotada pautou-se nas seguintes categorias de análise: condições de acesso; condições de publicidade e condições de inteligibilidade desse Demonstrativo. Foram constatados problemas relacionados ao acesso, à publicidade e à inteligibilidade desse Demonstrativo que comprometem o controle social.

[1] Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

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Publiée

2023-03-20

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QUIRINO, Simony Rafaeli. Financiamento da educação x transparência pública: reflexões sobre a execução orçamentária. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 54, p. 170–199, 2023. DOI: 10.5965/1984723824542023170. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/23427. Acesso em: 22 déc. 2024.