O trabalhador docente na escola pública: Novos elementos de subsunção ao capital
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723821462020145Résumé
Neste artigo, problematizamos o papel do Estado no capitalismo contemporâneo em relação ao aprofundamento da crise mundial do capitalismo e a subsequente necessidade de soluções, via reformas impopulares, para se contrapor à queda tendencial da taxa de lucro. Para tanto, buscamos apoio nos escritos de Marx, Engels, Lenin, Gramsci e outros autores do campo marxista, e retomamos as seguintes categorias e conceitos: trabalho, trabalho produtivo e improdutivo, lei da queda tendencial da taxa de lucro, e a crise do capital. Como expressão desses elementos de subsunção ao capital, apresentamos o caso da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, destacando processos de terceirização, subvenções sociais, e as novas formas de contratação de trabalhadores docentes.
Palavras-chave: Crise do capital. Trabalhador docente. Rede Municipal de Educação de Florianópolis.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.