A compreensão de letramento de professores alfabetizadores e os reflexos em sua prática pedagógica

Auteurs

  • Rosana Mara Koerner Universidade da Região de Joinville
  • Marcia Nagel Cristofolini Universidade da Região de Joinville

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723820442019281

Résumé

O foco da discussão deste artigo está na práxis de professores alfabetizadores, mais especificamente na relação que pode ser feita entre a sua compreensão quanto ao letramento e seus reflexos na prática pedagógica. A questão que norteia este trabalho é: como a compreensão de letramento se reflete na prática pedagógica de professores alfabetizadores de uma cidade de Santa Catarina? O objetivo central foi o de investigar a compreensão dos professores do ciclo de alfabetização acerca do letramento e como isso se reflete em suas práticas pedagógicas. As reflexões estão baseadas nas ideias de Soares (2001), Kleiman (2006), Vasquez (1977), Garcia (2015), Nóvoa (2011) e Tardif (2014). Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados: questionário, entrevista e observação. O enfoque metodológico foi aquele preconizado pela pesquisa qualitativa, numa abordagem etnográfica. Participaram da pesquisa 17 professoras do 1º ao 3º ano. Os resultados indicam que a maioria das professoras do ciclo de alfabetização compreende o conceito de letramento, porém, em alguns momentos, os conceitos de alfabetização e letramento se interpenetram. Também foi possível perceber uma prática pedagógica orientada pela perspectiva do letramento, com a promoção de atividades que visassem o reconhecimento do caráter social da escrita. O estudo contribui para a ampliação das discussões sobre a relação que há entre o saber e o fazer docente.

Palavras-chave: Professores alfabetizadores. Práxis (Filosofia). Letramento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville

Professora nos cursos de Letras e de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville.

Marcia Nagel Cristofolini, Universidade da Região de Joinville

Professora da Rede Municipal de Educação de Garuva - SC.

Mestre em Educação

Téléchargements

Publiée

2019-10-14

Comment citer

KOERNER, Rosana Mara; CRISTOFOLINI, Marcia Nagel. A compreensão de letramento de professores alfabetizadores e os reflexos em sua prática pedagógica. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 44, p. 281–304, 2019. DOI: 10.5965/1984723820442019281. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019281. Acesso em: 18 mai. 2024.