Docência no Ensino Superior: a alternativa da formação entre pares
Résumé
A docência no ensino superior tem sido objeto de estudos e pesquisas. Partindo do pressuposto de que a formação é uma condição permanente na profissão docente, muitas possibilidades têm sido teorizadas e vivenciadas para tal objetivo. Além das clássicas propostas de cursos e seminários, outras alternativas vêm sendo construídas, na procura de maior efetividade no alcance dos seus objetivos. Entre as modalidades está a formação em serviço, que pressupõe mobilizar os docentes a partir das suas experiências e interesses profissionais. Nesse contexto, vem sendo compreendida a formação entre pares, em que há troca de saberes entre uma comunidade de prática, que potencializa a socialização das experiências entre colegas de trabalho. Pode incluir a docência partilhada ou o uso de estratégias que assegurem as trocas entre os participantes da profissão. Descreve-se no artigo um dispositivo para alcançar saberes na área das tecnologias digitais registrando-se uma possível metodologia e apontando a importância do engajamento institucional.
Palavras-chave Ensino Superior. Formação de Professores. Tecnologias Educacionais.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.