A política dos livros didáticos de história nas salas de aula sul-africanas na era do Curriculum 2005

Auteurs

  • Bekisizwe Ndimande

Résumé

A África do Sul celebrou recentemente vinte anos da transição política do regime de apartheid para uma nação democrática. Uma das mudanças importantes nesta transição foi a reforma curricular, incluindo a natureza do conteúdo dos livros didáticos ensinado nas escolas Sul-Africanas pós-apartheid. Este artigo discute o conteúdo dos livros didáticos na era do Curriculum 2005, uma declaração nacional curricular introduzida em 1997 e posteriormente revista em 2002. Primeiramente, discuto a história sócio-política da educação na África do Sul, incluindo a transição do apartheid para o pós-apartheid como um contexto para esta análise. Em segundo lugar, descrevo as limitações de conteúdo dos livros didáticos de história, ensinado nas salas de aula pós-apartheid. Usando a teoria crítica, argumento que o conteúdo dos livros adotados recentemente não interrompeu de forma decisiva a histórica deturpação e sub-representação da história política de grupos marginalizados na África do Sul, embora alguns livros tenham feito mais progressos do que outros.

Palavras-chave: Livros Didáticos de História. África do Sul. Pós-Apartheid. Curriculum 2005. Teoria Crítica.

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Biographie de l'auteur

Bekisizwe Ndimande

University of Texas at San Antonio – UTSA –

San Antonio/Texas – United States

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Publiée

2018-09-14

Comment citer

NDIMANDE, Bekisizwe. A política dos livros didáticos de história nas salas de aula sul-africanas na era do Curriculum 2005. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 41, p. 117–138, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018117. Acesso em: 22 déc. 2024.