Estudo do processo gráfico educativo e estético de crianças na periferia urbana de Marabá/PA
Résumé
Abrange os campos da educação, filosofia da arte e sociologia, com reflexão dirigida à educação em ambiente periférico. Tem com objetivo estudar o processo educativo estético da criança que de algum modo envolve-se com a violência no âmbito doméstico, escolar e/ou da periferia urbana na cidade de Marabá. Para tanto, reúnem-se autores de bases epistemológicas distintas como Hokheimer e Adorno (1985), Schiller (2002), Brandão (2007) e Lowenfeld (1977), Arheim (1980), Gombrich (1986), cuja intenção é propor, a partir da metodologia rizomática, uma consistência do conjunto das linhas de conhecimentos diversos, delineados para explicar a experiência de se mover por territórios de conhecimentos em incessantes descobertas; assim, cria-se uma rede de significações com base em um sistema acêntrico, envolvendo diferentes áreas epistemológicas, já que o problema é complexo e multidimensional. Resulta uma rede de conhecimentos, tais como: valorização da criança de periferia como produtora de uma cultura mediada pelo processo educativo nessa territorialidade; conceitos diversos de criança e infância; visibilização da arte infantil a partir de reflexão dos impactos empreendidos pelo nó de violência que a periferia condiciona; conhecimento do repertório cultural a partir da relação da criança com a ambiência e comunidade em que vive.
Palavras-chave: Criança de Periferia. Processo Educativo na Periferia. Violência Infantil.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.