Professora Julia Wanderley: guardiã da memória iconográfica do Paraná

Auteurs

  • Silvete Aparecida Crippa de Araujo UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Résumé

Esta pesquisa ressalta a importância do acervo iconográfico da professora Julia Wanderley, referente à memória popular e educacional de Curitiba, destacada nas suas coleções de postais e fotografias. Coleções estas que apresentam uma fonte de investigação significativa sobre o período final do século XIX e inicial do XX no Paraná. Julia Wanderley foi pioneira no Paraná ao pedir permissão para frequentar a escola normal, obtendo permissão e tornando-a mista. Um dos atributos designados a esta personagem social, além de ‘professora exemplar’, ‘magnânima colecionadora’ é o de ‘guardiã da memória’ do Paraná. É possível afirmar que o enquadramento da memória referente a Julia Wanderley foi alimentado pelo extremado zelo que teve por suas compilações de fotografias e postais. A metodologia utilizada se valeu da investigação de um conjunto de imagens, compostas por fotografias, postais, recortes de jornais, de revistas e até de pedaços de tecidos colocados no Livro íntimo (Diário) da professora Julia. Para fundamentar essa análise, recorremos prioritariamente a autores como Aumont (1993), Barthes (1984), Le Goff (1996), Machado Júnior (2010), Lissovsky (1998) e Manguel (2001). Nas coleções da professora, sua organização e preocupação histórica se revelaram de maneira particular, pois elas denotam costumes e comportamentos que afirmavam um caráter social distinto e modelar que buscava certa hegemonia cultural. A coleção iconográfica da Professora Julia é muito solicitada, constituindo-se em significativas representações da sociedade paranaense. Essas imagens percebidas como fontes históricas nos instigam a ler uma totalidade de ideias que permeavam um período/tempo.

Palavras-chave: Julia Wanderley. Professoras. Paraná. História.Educação. Curitiba. Memória. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2017-07-21

Comment citer

CRIPPA DE ARAUJO, Silvete Aparecida. Professora Julia Wanderley: guardiã da memória iconográfica do Paraná. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 283–302, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017283. Acesso em: 22 déc. 2024.