A palavra poética na sala de aula: um estudo no curso de Pedagogia da UFSC
Résumé
O presente texto problematiza a presença-ausência da palavra poética na sala de aula. Foi elaborado a partir das discussões com os acadêmicos da quinta fase do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – na disciplina Literatura e infância. Seu foco principal é reconhecer a relevância do exercício da palavra poética para aprimorar a sensibilidade leitora e autoral da criança. Nesse sentido, assinala que na formação do(a) professor(a) é fundamental a vivência com a poesia cujo desdobramento inicial é o reconhecimento de que esta potencializa aprendizados, em especial, os de âmbito linguístico. Para essa compreensão estudou-se: a) questões básicas como a diferença entre poema e poesia e a estrutura que compõe o poema como a rima, o verso e ritmo, entre outros elementos; b) escritores que se propõem a escrever poesia para crianças e suas obras; e, c) promoveu-se a elaboração e apresentação crítica-colaborativa de uma proposta de atividade que viabilize a presença qualificada da poesia no contexto da sala de aula, sobretudo, para que o(a) estudante do curso de Pedagogia se perceba apto(a). Por que poesia na escola? Quais as possibilidades de trabalho com o poema e com a poesia na sala de aula? Qual o modo mais adequado de tratar o texto poético neste espaço? Essas questões conduziram a reflexão. Elas foram tratadas em diálogo com os estudos de Cosson (2012), Cunha (2013), Pinheiro (2007), Souza (2006) entre outros autores que nos auxiliam na tarefa de promover o encontro entre a criança e a poesia, reconhecendo a potência presente nessa forma de linguagem.
Palavras-chave: Educação. Poesia. Poesia e Criança.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.