Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior

Auteurs

  • Geraldo Antônio da Rosa Universidade do Planalto Catarinense
  • Kelin Cristiani Feldhaus

Résumé

Este artigo visa abordar a pedagogia universitária e seus enfoques frente à formação dos professores do ensino superior, nos contextos sociais, históricos, culturais e tecnológicos, como essenciais à prática docente, voltada para a transformação social, para além do capital. No decorrer da história, as necessidades, aspirações e valores em torno do ensino superior tiveram mudanças significativas. Desse modo, o mesmo necessita de professores formados num processo continuado e permanente, caso contrário, ficarão lacunas numa educação que prima pela qualidade, para além dos limites do mercado. Direcionamo-nos ao ensino superior como uma possibilidade de desenvolvimento para a transformação social, sendo a universidade uma das instituições mais exigidas desde a formação de qualidade pelo ensino, até a resolução dos problemas sociais pela pesquisa e pela extensão. A proposta de pedagogia universitária encontra-se voltada à discussão sobre a possibilidade de construir desenhos curriculares que articulem diferentes campos de saberes. Nessa perspectiva, devem ser consideradas dimensões políticas, éticas, sociais e técnicas, estando articuladas com a formação profissional, na perspectiva de transcender a lógica tradicional de fragmentação de conteúdos. Esta compreensão volta-se para uma pedagogia universitária que visualiza uma universidade, professores, alunos, ensino, pesquisa e extensão para o século XXI. E que este professor reflita que deve trazer em sua prática pressupostos de uma pedagogia universitária, que possibilite refletir, analisar, comparar, criticar, justificar, argumentar e inferir, assumindo efetivamente o compromisso indissociável entre ensino, pesquisa e extensão.

Palavras-chave: Ensino superior; Formação de professores; Pedagogia universitária.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Geraldo Antônio da Rosa, Universidade do Planalto Catarinense

Geraldo Antônio da Rosa Última atualização em: 09/03/2012 Possui Graduação em Estudos Sociais - Fundação Educacional de Brusque (1982), Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2000) e Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2007- conceito 7 CAPES). Foi Diretor e Vice-diretor Acadêmico da Universidade do Contestado-Campus de Curitibanos-SC. Exerceu o cargos de Secretário da Câmara de Vereadores, Secretário Municipal de Administração e Secretário Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Nobres- MT. Trabalhou como docente de carreira na Rede Pública Estadual do Estado de Mato Grosso tendo sido Diretor da Escola Estadual de 1º e 2º Graus "Prefeito Mário Abraão Nassarden", em Nobres-MT. Foi professor e assessor pedagógico do Colegio Maria Imaculada e do Colégio Profissional JK, em Curitibanos-SC. Participou comomembro tendo sido presidente do Conselho Municipal de Educação de Curitibanos. Atualmente é professor da Fundação Universidade do Contestado, Coordenador dos Cursos de Licenciatura em Ciências da Religião da Plataforma Freire; professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense-Uniplac. Tem experiência como docente e na área administrativa em Educação, atuando na pesquisa nos seguintes temas:educação- formação de professores, educação popular, fenômeno religioso e movimentos sociais. Líder do Gupo de Estudos e Pesquisa em Educação Básica GEPEB, coordena a Linha de Pesquisa 1 do Programa de Mestrado em Educação da UNIPLAC: Políticas e Processos Formativos em Educação, e Membro da Câmara de Pós Graduação da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC e, Membro do Conselho Universitário da UNIPLAC.

Téléchargements

Publiée

2016-05-30

Comment citer

DA ROSA, Geraldo Antônio; FELDHAUS, Kelin Cristiani. Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 34, p. 242–265, 2016. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016242. Acesso em: 22 nov. 2024.