Educação formal em ambientes virtuais: uma estratégia eficiente para a sensibilização e formação de educadoras(es) em sexualidade
Résumé
Muitos anos de experiência em formação docente no campo da Educação Sexual e a própria literatura produzida nesta área reforçam a necessidade e os aspectos positivos de sua abordagem nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Embora tenham se ampliado as possibilidades de construção de processos de formação de educadoras(es) para a sexualidade, o estudo e a discussão desta temática continuam marcados por dificuldades não encontradas em abordagens de outros temas consolidados pela academia. A utilização de metodologias diversificadas também se constitui como medida necessária e importante para o alcance de objetivos formativos. Este artigo aborda a importância de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como mediadores de discussões sobre sexualidade, gênero e educação sexual com estudantes de Ciências Biológicas, que cursam a disciplina Sexualidade e Educação na Universidade Federal da Bahia. Destaca, também, o processo de orientação e acompanhamento on line desses estudantes na elaboração de projetos de educação sexual para crianças, adolescentes e adultos.
Palavras-chave: Educação Sexual; Professores; Formação.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.