Liturgia da memória escolar Memorial do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha (2002)
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723815282014049Résumé
Toda escola tem histórias e toda história está cercada de memórias. Assim, as instituições escolares têm grande importância na construção social dessas memórias e revelam traços de tempos passados. Tempos e espaços dos quais as culturas escolares são preciosos e significativos testemunhos para a construção da sua própria história e para a constituição identitária de alunos e professores. No campo da História da Educação, há um empenho muito grande de organização de espaços museológicos para a preservação do patrimônio histórico-educativo, fundamental para a análise da historicidade de práticas escolares, através de distintos dispositivos que nos permitem narrar o cotidiano das escolas, revelar concepções educacionais e geracionais de um determinado tempo e lugar. O estudo analisa a implantação e a organização do acervo escolar do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS, o Memorial Do Deutscher Hilfsverein, criado em 5 de junho de 2002. A necessidade de preservar e divulgar a história da mantenedora, a Associação Beneficente Educacional (ABE), fundada em 1858, e da Knabenschule des Deutschen Hilfsvereins, escola para meninos criada em 1886, foi o mote de sua estruturação. O memorial é um espaço museológico, pedagógico e de pesquisa, que possibilita uma variedade de temas e objetos para analisar a trajetória de uma instituição de mais de 150 anos, configurando-se como um patrimônio cultural escolar exemplar e emblemático da história da educação da cidade de Porto Alegre e do estado do Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Memória; Museu escolar; Cultura escolar; Pesquisa; Espaço pedagógico.Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.