Tecnociência, governamentalidade neoliberal e educação análise de enunciações de egressos de um curso técnico

Auteurs

  • Neila Toledo Instituto Federal Catarinense campus Rio do Sul

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723823512022358

Mots-clés :

curso técnico agrícola, entrevista, tecnociência, governamentalidade neoliberal, neoliberalismo

Résumé

O artigo problematiza os efeitos da tecnociência vinculada à governamentalidade neoliberal na formação do Técnico Agrícola do IFRS-Sertão. O material de pesquisa é constituído por entrevistas realizadas com quatro egressos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio da referida instituição. Em termos metodológicos foi realizada uma pesquisa qualitativa, sendo os dados escrutinados na perspectiva da análise do discurso, como proposta por Michel Foucault. O exame das entrevistas mostrou que a tecnociência: a) é uma forma de exercício da governamentalidade neoliberal; b) sustentada por determinadas verdades, governa os estudantes a admitir que é o que pode levá-los a conseguir excelentes colocações no mercado de trabalho agrícola. Conclui-se, por fim, que o referido Curso Técnico conduz os alunos a admitir que a tecnociência é o que pode levá-los ao sucesso em sua vida profissional e que, para isso, a continuidade nos estudos é importante.

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Biographie de l'auteur

Neila Toledo, Instituto Federal Catarinense campus Rio do Sul

Professora a 10 anos drede EBTT, doutora em Educação, mestre em Modelagem Matemática e licanciada em Matemática.

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Publiée

2022-05-05

Comment citer

TOLEDO, Neila. Tecnociência, governamentalidade neoliberal e educação análise de enunciações de egressos de um curso técnico. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 358–380, 2022. DOI: 10.5965/1984723823512022358. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/17787. Acesso em: 23 nov. 2024.