O ensino brasileiro de Álgebra segundo a revista “A Escola Primaria” (1917-1928)
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723822502021266Mots-clés :
estado do conhecimento, ensino de álgebra, circulação de ideias, história da educação matemáticaRésumé
Discussões acerca do ensino da Álgebra ganharam grande relevância no início do século XX devido aos debates e propostas de inserção de tal matéria no currículo do ensino elementar. Neste texto, busca-se compreender os discursos acerca do ensino de Álgebra postos em circulação pelo periódico da época, “A Escola Primaria”, durante seu período de publicação, assim como, reconstituir o conhecimento disseminado pela revista, de forma a melhor conceber o processo de inserção da Álgebra no ensino elementar no país. Para isso, é proposta a metodologia de um estudo histórico, com base na História da educação matemática, em conjunto com um Estado do Conhecimento. A análise dos artigos aponta que alguns autores difundiram um movimento a favor da constituição de uma Álgebra voltada para o ensino elementar. Essa Álgebra teria como principais focos apresentar o processo de generalização e facilitar a resolução de problemas de Aritmética que, sem esses saberes algébricos, exigiriam raciocínios extensos e cansativos, tornando sua presença no ensino ponto de críticas.
Palavras-chave: estado do conhecimento; ensino de álgebra; circulação de ideias; história da educação matemática.
Téléchargements
Références
BRASIL. Indice das decisões de 1809:N. 29.-Brazil.-resolução de consulta da mesa do desembargo do paço de 14 de julho de 1809. p. 28-30. [Brasília]: Câmara Legislativa, 1809. Disponível em: https://bd.camara.leg.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/18321/colleccao_leis_1809_parte2.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.
BURKE, Peter. O que é história do conhecimento? 1. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2016.
CABRITA, Francisco. A algebra do normalista. A Escola Primária, Rio de Janeiro, ano 1, n. 10, p. 299-300, 1917a.
CABRITA, Francisco. A algebra no ensino primario. A Escola Primária, Rio de Janeiro, ano 1, n. 12, p. 360-361, 1917b.
CABRITA, Francisco. Escola normal. A Escola Primária, Rio de Janeiro, ano 2, n. 3, p. 66-67, 1917c.
CABRITA, Francisco. Memoravel periodo historico da Instrucção Nacional. A Escola Primária, Rio de Janeiro, ano 5, n. 2, p. 35-36, 1921.
CABRITA, Francisco. Analyse indeterminada. A Escola Primária, Rio de Janeiro, ano 6, n. 4, p. 99-101, 1922.
CATANI, Denice Barbara. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 115-130, 1996. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/928/842. Acesso em: 20 abr. 2020.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Berthand do Brasil, 1990.
COLLEGIO Pedro II.Almanak Laemmert : Administrativo, Mercantil e Industrial, Rio de Janeiro, ano 86, p. 421, 1930. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/313394/103914. Acesso em: 9 nov. 2021.
COSTA, David Antonio da. O repositório de conteúdo digital: um exemplo didático a partir dos impressos pedagógicos. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO (1890-1970), 12., 2015, Curitiba.Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2015. p. 436-444. Tema: o que dizem as revistas pedagógicas? Disponível em: http://www2.td.utfpr.edu.br/seminario_tematico/ANAIS/37_COSTA.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
CURSO normal. O Paiz, ano XXVIII, n. 9899, p. 3, 13 nov. 1911. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/178691_04/9218. Acesso em: 9 nov. 2021.
DIRECTORIA geral de instrucção publica. O Imparcial: Diario Illustrado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, ano IV, n. 839, p. 5, 20 abr. 1915. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/107670_01/10347. Acesso em: 9 nov. 2021.
DIRECTORIA geral de instrucção publica. O Paiz, ano XXVII,n. 9746, p. 7, 13 jun. 1911. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/178691_04/7152. Acesso em: 9 nov. 2021.
ESCOLA Normal. Almanak Laemmert: Administrativo, Mercantil e Industrial, Rio de Janeiro, ano 81, p. 413, 1925. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/313394/88073. Acesso em: 9 nov. 2021.
EXTERNATO do Gymnasio mineiro. Minas Geraes: Orgam Official dos Poderes do Estado, Ouro Preto, ano VIII, n. 197, p. 8, 29 jul. 1899. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/291536/16728. Acesso em: 9 nov. 2021.
EXTERNATO do Gymnasio Nacional. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, ano XV, n. 25, p. 2, 25 jan. 1905. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/030015_02/15732. Acesso em: 9 nov. 2021.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisasdenominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
GAZESTAS e compêndios. Pacotilha, Maranhão, ano XLII, n. 50, p. 1, 2 mar. 1922. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/168319_02/15587. Acesso em: 9 nov. 2021.
JARDIM, Henrique Souza. Problemas de arithmetica na escola primaria: como ensinar a resolvel-os. A Escola Primária, Rio de Janeiro, ano 2, n. 9, p. 218-219, 1918a.
JARDIM, Henrique Souza. Problemas de arithmetica na escola primaria: como ensinar a resolvel-os (continuação). A Escola Primária, Rio de Janeiro, ano 2, n. 10, p. 249 –252, 1918b.
NO DIA 22 de Outubro próximo... O Fluminense, Niterói, ano 31, n. 7136, p. 1, 27 set. 1908.Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/100439_04/11387. Acesso em: 9 nov. 2021.
NOTICIARIO. Minas Geraes : Orgam Official dos Poderes do Estado, Ouro Preto, ano I, n. 226, p. 3, . Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/291536/1305. Acesso em: 9 nov. 2021.
O CONCURSO de auxiliares de ensino. A Noite, Rio de Janeiro, ano VI, n. 1484, p. 3, 7 fev. 1916. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/348970_01/7997. Acesso em: 9 nov. 2021.
O CONSELHO de instrucção publica... Gazeta da Tarde, Rio de Janeiro, ano XVII, n. 308, p. 1, 6 nov. 1896. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/226688/15993. Acesso em: 9 nov. 2021.
OLIVEIRA, Mariza da Gama Leite de. Debates e embates na instrução pública primária e seus efeitos nas práticas do Instituto Ferreira Vianna (Rio de Janeiro, 1929 –1940). 2015. 378f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, 2015.
OLIVEIRA FILHO, Francisco. As revistas pedagógicas e o ensino de frações: um artigo de Benedicto Galvão. In: SEMINÁRIO TEMÁTICO SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO (1890-1970), 12., 2015, Curitiba. Anais [...]. Curitiba:PUCPR, 2015. p. 157-167. Tema: o que dizem as revistas pedagógicas? Disponível em: http://www2.td.utfpr.edu.br/seminario_tematico/ANAIS/12_OLIVEIRA_FILHO.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
PELAS escolas. O Paiz, Rio de Janeiro, ano XXIX, n. 10.714, p. 6, 6 fev. 1914. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/178691_04/21468. Acesso em: 9 nov. 2021.
PELO Brasil unido e forte. Diario de Noticias, ano I, n. 186, p. 7, 12 dez. 1930. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/093718_01/2887. Acesso em: 9 nov. 2021.
PEREIRA, Iracema Torrents. Do ensino de mathematica na escola primaria. A Escola Primária, Rio de Janeiro, ano 7, n. 7, p. 220-224, 1928a.
PEREIRA, Iracema Torrents. A mathematica na escola primaria (continuação). A Escola Primária, Rio de Janeiro, ano 7, n. 8, p. 248-256, 1928b.
REIS, Othello de Souza. Os problemas resolvidos por equações. A Escola Primaria,Rio de Janeiro, ano 1, n. 9, p. 268-271, 1917.
REIS, Othello de Souza. Os dois ultimos annos de arithmetica, na escola primaria, segundo a Comissão dos quinze. A Escola Primaria, Rio de Janeiro,ano 3, n. 1, p. 11-15, 1918a.
REIS, Othello de Souza. Os dois ultimos annos de arithmetica, na escola primaria, segundo a Comissão dos quinze (continuação). A Escola Primaria, Rio de Janeiro, ano 3, n. 2-3, p. 41-43, 1918b.
RODRIGUÊS, Jeremias Stein; COSTA, David Antonio da. A Comissão dos Quinze e os Primeiros Movimentos acerca do ensino da álgebra na escola primária brasileira. Acta Scientiae, Canoas, v. 21, n. 6, p. 150-172, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/5450/pdf_1. Acesso em: 20 abr. 2020.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
TELEGRAMMAS do interior. Correio Paulistano, São Paulo, ano 28, p. 1, 16 jan. 1903. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/090972_06/2315. Acesso em: 9 nov. 2021.
TELEGRAMMAS serviço especial do ‘Commercio de Joinville’. Commercio de Joinville, Joinville, ano V, n. 220, p. 3, 24 jul. 1909. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/886173/691. Acesso em: 9 nov. 2021.
TELEGRAMMAS serviço particular do diário. Diario de Pernambuco, Pernambuco, ano LXXIII, n. 275, p. 1, 8 dez. 1897. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/029033_07/17663. Acesso em: 9 nov. 2021.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito temas sobre historia da educação matemática. REMATEC, Natal, Ano 8, n. 12, p. 22-50, 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/38424062.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 23, n. 35, p. 123-136, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/160381/3735-18103-1-PB1.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 28-49, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990. Acesso em: 20 abr. 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática escolar: perspectivas históricas. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 2., 2003, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro:Sociedade Brasileira de História da Ciência, 2003. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Individ/Eixo1/030.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
VEYNE, Paul Marie. Como se escreve a história. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995.VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr., 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2317/2233. Acesso em: 20 abr. 2020.
WALSH, John Henry. Practical methods in arithmetic. Nova York: D. C. HEATH & CO, 1911.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.