Relações construídas no diálogo e na mediação através do pensar: aprendizagem colaborativa na EAD

Auteurs

  • Valdete Gusberti Cortelini Universidade de Caxias do Sul - RS
  • Geraldo Antônio da Rosa Universidade de Caxias do Sul - RS

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723821472020385

Résumé

O presente artigo objetiva trazer para discussão a aprendizagem colaborativa evidenciada no espaço da EaD, no curso de Pedagogia da UFRGS, Universidade Aberta do Brasil, no polo do município de Vila Flores, Rio Grande do Sul. O estudo propõe uma reflexão interligada entre o Projeto Político Pedagógico do curso, a mediação entre as interdisciplinas do eixo V, segundo pensamentos de Feuerstein (2014) e Freire (2015), que consolidam a práxis da aprendizagem colaborativa na docência on-line, ancorada por Montes (2016). Nesse contexto, evidenciamos a mediação da aprendizagem como prática colaborativa para a construção do conhecimento na docência, através da experiência do blog como uma estratégia de aprendizagem que possibilita desenvolver competências voltadas à reciprocidade, ao compartilhamento, ao desafio do desenvolvimento da curiosidade intelectual, ao significado e ao pertencimento entre os sujeitos envolvidos na construção da autonomia necessária para pensar a própria existência em relação ao outro, para uma educação mais humana.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Valdete Gusberti Cortelini, Universidade de Caxias do Sul - RS

Valdete Gusberti Cortelini – Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul - (UCS). Especialista em Pedagogia Gestora com Ênfase em Orientação, Supervisão e Administração Escolar. Possui Graduação em Pedagogia – Habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas, pela Universidade de Caxias do Sul. Professora em cargo de direção na Escola Municipal Giuseppe Tonus, Vista Alegre do Prata – RS.

 

Endereço: Vista Alegre do Prata

              Linha Bento Golçalves, RS.

              CEP: 95325000 

              FONE( 54) 996116549 

 

Geraldo Antônio da Rosa, Universidade de Caxias do Sul - RS

Doutor em Teologia pela EST-RS. Pós-Doutor em Humanidades na Universidade CarlosIII-Madri Espanha, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Caxias do Sul-UCS/RS.

Professor Dr.Geraldo Antonio da Rosa*
*Doutor em Teologia: Religião e Educação*
*Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de
Caxias do Sul*
*Pós-Doutor em Humanidades- Universidade Carlos III - Comunidade de
Madrid-ES*

*Telefone: (54) 8102 1400*  

 

Téléchargements

Publiée

2020-12-18

Comment citer

CORTELINI, Valdete Gusberti; DA ROSA, Geraldo Antônio. Relações construídas no diálogo e na mediação através do pensar: aprendizagem colaborativa na EAD. Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 47, p. 385–404, 2020. DOI: 10.5965/1984723821472020385. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/13935. Acesso em: 4 déc. 2024.