História de Mariana Ou de Joanas e Marias
Résumé
Este trabalho é um relato sobre a história de uma menina chamada Mariana, reprovada pela professora, no mês de agosto, na metade do ano letivo. O objetivo do artigo é relatar este estudo de caso para que o mesmo que ocorreu com Mariana não aconteça com outras crianças matriculadas na primeira série. Aos professores alfabetizadores fica o recado para que procurem estudar os fundamentos epistemológicos nos quais se baseiam as práticas pedagógicas, reconhecendo como as crianças se apropriam da cultura escrita e como é preciso estar atento para mediar esta aprendizagem.
Palavras-chave: Alfabetização. Aprendizagem. Prática docente.
This article it’s a report of a true story about a little girl called Mariana who was reproved by her teacher in August, in the middle of the school year. The objective of this work is to report the study of this case wishing that things like that won’t never happen again with the children that are matriculate at the first grade. To the alphabetizing teachers it’s left the message to try to study the episthemologics methods that are fundamental to the pedagogical practice, recognizing how the children acquire the writing culture and how it’s very important to be attentive to mediate the apprenticeship.
Key words: Alphabetization. Apprenticeship. Teaching practice.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.