Ana Teberosky, Emilia Ferreiro, Magda Soares e a pesquisa em alfabetização no Brasil: entrevista com Artur Gomes de Morais
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826612025201Descargas
Citas
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, EsterCalland de Sousa (Orgs.). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. BRASIL.
PNA –Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019.CASSIANO, Janair Cândida; ROCHA, Juliano Guerra; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Magda Soares em Lagoa Santa/MG e o projeto Alfaletrar. Linha Mestra, v. 17, n. 50, p. 336-358, 2023.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1985.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MACIEL, Francisca Izabel Pereira; ROCHA, Juliano Guerra. Magda Soares e sua produção intelectual no campo da alfabetização, leitura e escrita no Brasil (1959-1998). Linhas (Florianópolis. Online), v. 24, n. 56, p. 280-306, 2023.
MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
MORAIS, Artur Gomes; ALMEIDA, Tarciana Pereira da Silva. Jogos para ensinar ortografia:ludicidade e reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
MORAIS, Artur Gomes; SILVA, Alexsandro da. Alfabetização e letramento na Educação Infantil: o legado de Magda Soares. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 20, Número Especial, p. 1-16, 2023.
ROCHA, Juliano Guerra; OLIVEIRA,Fernando Rodrigues de; MACIEL, Francisca Izabel Pereira. Magda Soares, professora e orientadora: atuação de uma intelectual a partir da FaE/UFMG. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 20, NúmeroEspecial, p. 1-20, 2023.
ROCHA, Juliano Guerra; MACIEL, Francisca Izabel Pereira. Magda Soares, Sonia Junqueira e o texto literário na alfabetização de crianças. In: GIOVANI, Fabiana (Org.). O texto na alfabetização. Campinas: Pontes, 2024.
SIRINELLI, François. Os Intelectuais. In: REMOND, René. Por uma História Política. 2ª edição. Tradução de Dora Rocha. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2003.
SOARES, Magda; CARDOSO-MARTINS, Claúdia. A consciência fonológica de crianças das classes populares: o papel da escola. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 7, n. 164, p. 86-97, jan./abr. 1989.
SOARES, Magda. Alfabetização:a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, Magda. Alfaletrar:toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SOARES, Magda.Linguagem e Escola: uma perspectiva social. 18 ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021.
TEBEROSKY, Ana, COLOMER, Teresa.Aprender a Ler e a Escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Linhas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.