SABERES NECESSÁRIOS A UM EDUCADOR-PESQUISADOR-FILÓSOFO <em> REQUIRED KNOWLEDGE FOR AN EDUCATOR-RESEARCHER-PHILOSOPHER </em>
Resumen
O presente texto tem por objetivo discutir sobre o significado do “ensino de filosofia” num contexto mais amplo de Educação, defendendo uma formação do profissional que contemple os saberes referentes à sua área de atuação, mas que considere os ensinamentos oriundos da pesquisa e também da pedagogia, onde deverá inscrever a sua consciência como educador. Enquanto tais dimensões significam aspectos necessários e igualmente importantes para a prontidão ao exercício da profissão, constituem-se assim nos saberes que garantem a formação do educador-pesquisador-filósofo. Tendo isso como norte, procuro argumentar em favor de um profissional favorecido pelos aspectos citados. Dentre algumas das preocupações apresentadas, intento mostrar os descaminhos assumidos por aqueles que optam pelas especializações exageradas no âmbito da formação educacional dos mais jovens, cindindo a figura do educador-filósofo. Há ainda aqueles que se enclausuram nos ambientes da pesquisa em que solitariamente mergulham, negando desse modo os propósitos formativos e o potencial educativo dessa atividade, bem como, as oportunidades desafiadoras da realidade concreta, quer oriundas do mundo do trabalho, quer apresentadas pelas condições de perplexidades postas diante da juventude na atualidade - perante o que, muito a filosofia tem a contribuir. Desconsiderar tais possibilidades da disciplina enquanto área de confluência da educação (como formação plena), pesquisa e ensino denota uma situação curiosamente surpreendente, em especial, quando se trata das atividades realizadas pelo filósofo. A fragmentação decorrente de semelhante situação pode, no limite, se tornar nefasta à formação plena do jovem, quando observamos as necessidades que as sociedades atuais vêm impondo à juventude e as oportunidades que povoam uma imprevisível realidade – diante do que o conjunto desses ensinamentos se constitui em instrumental de tamanha grandeza. Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Educador-Pesquisador-Filósofo.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.