DIDÁTICAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS A RESPEITO DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO <em> DIDACTICS, METHODOLOGIES AND EXPERIENCES CONCERNING THE TEACHING OF PHILOSOPHY IN THE SECONDARY SCHOOL </em>
Resumen
Na Itália, aconteceu um grande debate a respeito das duas faces de uma medalha. A medalha era o ensino da filosofia; as duas faces diziam respeito a “o que”, ou seja, a história da filosofia ou os problemas pelos quais a filosofia passou. Com o tempo, passamos do "o que" ensinar ao "como" ensinar, e por isso a metodologia se tornou um tema de debate. Deste debate surgiram diversas abordagens metodológicas: ensinar por objetivos, por mapas conceituais ou por meio de pesquisa (conferir o volume de Girotti, Discorso sui metodi). Mas o tema metodológico produziu a pergunta "porque ensinar filosofia?"; e assim nos perguntamos se seria correto nos atermos a uma disciplina isolada das outras (monodisciplinariedade) ou conectá-la ao saber, e como fazê-lo (multidisciplinariedade, pluridiscipli¬nariedade, interdisciplinariedade, transdisciplinariedade). O debate metodológico nos levou, em primeiro plano, além dos conhecimentos (além de tudo, importante base do saber), sobretudo à capacidade e às competências sobre as quais a escola se empenha hoje para determinar quais são elas e para exemplificar como fazer com que os estudantes as absorvam. Uma outra parte do artigo discorre sobre um exemplo de como se possa ensinar por conceitos, a partir da análise do tema: “obrigatoriedade normativa para todos ou autonomia moral do indivíduo?”. Na parte conclusiva o artigo se restringe à consideração do grande problema da avaliação. Palavras-chave: Transdisciplinariedade. Trasversalidade. Competências. Problematizações.Descargas
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