O Parfor como processo de formação inicial de professores para a educação básica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723821462020304Resumen
O artigo apresenta um estudo sobre programas fomentados pela Capes para a formação de professores, em especial o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), uma política pública educacional voltada para a formação inicial de professores, no período de 2007 a 2016. O objetivo foi conhecer e analisar o contexto dessa formação e compreender como ela é realizada. A partir do conceito de políticas públicas e formação de professores, embasado em Dourado (2015), Tardif (2014), Souza (2014) e Ghedin, Almeida e Leite (2008), foi feita a análise do contexto entre o que dizem os autores e o que está sendo realizado, no que tange às políticas públicas voltadas para programas de formação inicial e continuada de professores no Brasil, estando entre essas a formação inicial pelo Parfor. A metodologia da pesquisa se caracteriza como qualitativa, teve como corpus de análise documentos disponibilizados em sites oficiais e no Portal da Capes e os relatórios de prestação de contas de 16 Instituições de Ensino Superior, os quais possibilitaram conhecer os programas da Capes, suas finalidades, o público envolvido e possíveis efeitos para a Educação Básica e vislumbrar, no caso do Parfor, um panorama sobre a conexão entre teoria e prática docente, como parte de um conjunto de políticas envolvendo a formação de professores. Os principais resultados apontam para a análise dos referidos relatórios, que procurou ver como as IES organizaram os cursos e quais resultados apontaram sobre o aprimoramento da prática docente.
Palavras-chave: Professores - Formação. Educação e Estado - Brasil. Educação de base.
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