Família homoparental: enfrentando a vitalidade do patriarcado
Resumen
Descreve-se o desenvolvimento da família homoparental no Brasil em confronto com a preservação e conservação do patriarcado culturalmente instalado desde o descobrimento do país. Priorizaram-se pesquisas e dados estatísticos brasileiros como elementos estruturadores da respectiva descrição. Trata-se de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. As fontes são 25 documentos produzidos de 2009 a 2015. Os dados dizem respeito: à ambientação que antecedeu a família homoparental, ao cenário de violência no qual se assenta a família homoparental e a algumas incursões sobre a contribuição da escola na produção de preconceitos e na conservação do patriarcado. Assim, e neste caso, apesar dos avanços legais indicarem a construção de um ambiente de convivência social justo e igualitário para as pessoas homoafetivas e para as famílias homoparentais, a sociedade brasileira está longe de operacionalizá-los de fato e de direito. A hegemonia ainda é do patriarcado, mas sua vitalidade também está sendo colocada à prova.
Palavras-chave: Patriarcado. Família Homoparental. Violência. Escola.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.