Políticas de formação continuada de professores: inovação para uso da robótica como recurso pedagógico
Resumen
O presente artigo objetiva analisar políticas e experiências de formação continuada de professores para uso da robótica educacional, considerando as possibilidades de os profissionais inovarem nas práticas pedagógicas mediadas por essa tecnologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza de análise bibliográfica, documental e pesquisa-ação. A formação continuada dos professores para o uso a robótica educacional pode beneficiar o processo de ensino e de aprendizagem, visto que articula teoria e prática. A partir do estudo, constata-se que as políticas de democratização do acesso às tecnologias têm possibilitado o desenvolvimento de propostas de formação continuada que utilizam a robótica educacional como ferramenta pedagógica em diferentes locais. Muitos professores, no entanto, não se sentem seguros para utilizá-la em sala de aula, sendo necessário atentar, no processo formativo, para as suas experiências prévias, dificuldades formativas, condições de trabalho, tempo para estudos e suporte pedagógico.
Palavras-chave: Processos de Autoformação: Formação Inicial e Continuada de Professores. Políticas Educacionais (Moderna). Robótica na Educação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.